Local
Da Redação
Os postos de vacinação de todo o Noroeste do Paraná estarão abertos neste sábado (19) para o dia “D” de vacinação contra o sarampo. Nesta etapa da campanha de mobilização nacional, crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade devem ser imunizadas. 
A população nessa faixa etária é mais suscetível aos efeitos da doença, que pode provocar complicações neurológicas e até levar à morte. Os primeiros sintomas incluem febre alta, coriza e manchas vermelhas pelo corpo.
A imunização contra o sarampo faz parte da rotina de vacinação nos postos de saúde. No entanto, por causa do avanço da doença em todo o Brasil, foram definidos dois períodos para reforçar a importância da proteção gratuita.
Esta primeira fase teve início no dia 7 de outubro e se estenderá até o dia 25. A segunda etapa terá como público-alvo pessoas de 20 a 29 anos de idade. Será realizada de 18 a 30 de novembro. 
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), já são 576 notificações de casos suspeitos de sarampo em municípios paranaenses. Desse total, 157 foram confirmados e outros 284 estão sendo investigados.
Na região Noroeste, cinco registros de pessoas com sintomas da doença. Três situações foram em Paranavaí, com um caso negativo e dois em investigação. Mais uma notificação em Alto Paraná e outra em São Carlos do Ivaí, ambas ainda pendentes. 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.