Local
REINALDO SILVA
Nesta quarta-feira (26), diversos municípios do Noroeste do Paraná realizarão coleta de lixo eletrônico. A campanha é organizada pelo Consórcio Intermunicipal Caiuá Ambiental (Cica).
O principal objetivo é facilitar o descarte desses produtos para evitar que sejam depositados de maneira incorreta no meio ambiente. A prática irregular pode causar contaminação do solo e da água por substâncias químicas. 
Os moradores poderão entregar CPUs, monitores, teclados, mouses, telefones celulares e carregadores de bateria, equipamentos multimídias, impressoras, estabilizadores, centrais telefônicas, fotocopiadoras e cabos.
Dos municípios que integram o Cica, 12 participam da campanha: Alto Paraná, Amaporã, Cruzeiro do Sul, Inajá, Mirador, Nova Aliança do Ivaí, Paranavaí, Santo Antônio do Ciuá, São Carlos do Ivaí, São João do Caiuá, São Manoel do Paraná e Tamboara.
DESCARTE CORRETO – Itens eletrônicos possuem uma série de componentes tóxicos e poluentes, por exemplo, chumbo, cádmio, mercúrio e berílio. Além disso, têm grande quantidade de plástico, metais e vidro, que demoram para se decompor.
Números da Organização das Nações Unidas (ONU) apontam a dimensão do problema: a cada ano são geradas cerca de 40 milhões de toneladas e lixo eletrônico no mundo. 
O Brasil é responsável pelo descarte de 97 mil toneladas métricas de computadores, 2,2 mil toneladas de aparelhos celulares e 17,2 mil toneladas de impressoras.
Pontos de coleta 
Alto Paraná – Avenida Ipiranga, 1.197 (cooperativa)
Amaporã – ginásio de esportes
Cruzeiro do Sul – Departamento de Agricultura e Meio Ambiente
Injá – garagem da prefeitura
Mirador – o lixo será coletado nas casas
Nova Aliança do Ivaí – Praça Benedito Borin
Paranavaí – Praça dos Pioneiros
Santo Antônio do Caiuá – pátio da prefeitura
São Carlos do Ivaí – garagem municipal
São João do Caiuá – prédio da Vigilância Sanitária
São Manoel do Paraná – Secretaria de Meio Ambiente
Tamboara – prefeitura

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.