Local
Ricardo Paiva 
O 8º Batalhão realizou ontem de manhã solenidade em homenagem a Joaquim José da Silva Xavier (o Tiradentes), patrono da Polícia Militar. Esse ano, a solenidade foi descentralizada – deixou de ser feita no pátio do BPM para ter lugar em frente à escola municipal Neusa Pereira Braga, com a participação dos alunos. 
O comandante do Batalhão, em Paranavaí, major Jefferson de Souza, falou da importância da homenagem ao herói Tiradentes. “A Polícia Militar do Paraná homenageia hoje Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes), herói brasileiro. Seu nome é aclamando como o primeiro mártir da nossa independência e por sua formação policial, tornou-se patrono das policias do Brasil”, disse.
A vice-prefeita Jeane Kato lembrou da importância dos bons exemplos que os policiais passam para as crianças. “Os policiais são heróis sem capa para nossas crianças. O evento de hoje será lembrando pelos nossos pequenos por toda a vida, e quem sabe não teremos dessa turma futuros policiais”, disse, elogiando a descentralização da solenidade, dando oportunidade às crianças de verem os policiais em um evento como o realizado ontem.
Um momento que chamou atenção dos alunos foi a apresentação (desfile) da tropa ao comando. As crianças ficaram com o olhar fixo e alguns até marcavam o compasso da marcha sem sair do lugar. “Essa interação com nossas crianças é muito positiva, a história de Tiradentes faz parte do currículo escolar,” disse a diretora da escola, Sandra Stork. 
TIRADENTES – Tiradentes foi alferes, um oficial subalterno da Polícia Militar de Minas Gerais. Sua capacidade de organização e liderança fez com que fosse escolhido para liderar a Inconfidência Mineira, grupo integrado que tinha como principal objetivo a independência do Brasil. Ele recebeu este apelido por exercer também o ofício de dentista.
Foi precursor da independência e, quando a Inconfidência foi descoberta, se entregou em favor do grupo, confessou seus interesses. Por isso, há uma grande identidade dos policiais com ele.
PRESENÇAS – Além da vice-prefeita Jeanne Kato, estiveram presentes na solenidade Fábio Ferreira de Souza, representando o deputado Sebastião Medeiros; Cláudio Miguel de Souza, presidente do Conselho de Segurança; sub-tenente Ivo Rigoni (da reserva) e jornalista Valdinei Feitosa, do Diário do Noroeste.
Crianças ganham chocolates 
Após a solenidade em homenagem a Tiradentes, os militares distribuíram kits com bombons para crianças dentro da Campanha da Páscoa realizada pela corporação.
A campanha de arrecadação de caixas de bombons começou no dia 15 de março – foram arrecadados junto à comunidade 1.026 caixas de bombons, resultando em em 2700 kits de chocolates. 
Os kits começaram a ser distribuídos pelos policiais em Centros de Educação Infantil de Paranavaí, e nos conjuntos habitacionais, priorizando crianças de famílias de baixa renda.
O comando da Polícia Militar agradeceu os comerciantes, empresários e comunidade que contribuíram com a Campanha da Páscoa. 
“Agradecemos o apoio e a colaboração de todos durante a nossa campanha, pois sem essa ajuda, nada seria possível. Desejamos a todos uma feliz Páscoa”, frisou o comandante Jefferson Souza.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.