Local
REINALDO SILVA
Entre as missões do Instituto Federal do Paraná (IFPR) está o estímulo ao empreendedorismo, ao senso crítico e à criatividade, sempre com foco na sustentabilidade. Dentro desses princípios, os alunos desenvolvem projetos de pesquisa e extensão e buscam nas tecnologias as ferramentas necessárias para inovar.
Ontem foi dia de apresentar os resultados dos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano, em Paranavaí. A VII Feira de Inovação Tecnológica IFPR e a V Mostra de Cursos reuniram 27 protótipos desenvolvidos pelos estudantes nas áreas de alimentos, engenharia, informática e educação.
Divididos em equipes, os alunos também participaram de desafios de inovação e desenvolveram projetos e soluções para uma série de problemas propostos pelos professores e por empresas que atuam em Paranavaí ou em municípios do região. 
Chefe da Seção de Inovação e Empreendedorismo do IFPR de Paranavaí, a professora Camila Clozato Lara explicou que a exposição dos resultados obtidos pelos estudantes é essencial para que a comunidade conheça “a riqueza desenvolvida no campus”. Os projetos, disse ela, “têm alta aplicabilidade, até mesmo para o mercado nacional”.
Na avaliação da professora, inovação é um tema de grande relevância na atualidade, por isso, o evento realizado ontem mostra que o IFPR está alinhado às novas tendências. Camila disse, também, que a exploração das tecnologias abre espaço para métodos atrativos e eficientes de ensino.
Diretor do campus, José Barbosa Dias Junior assegurou que a feira comprova a necessidade de aliar a teoria e a prática. “Nossos alunos saem daqui com conhecimentos técnicos e preparados para atuar no mercado de trabalho.” Além disso, têm altos índices de aprovação em concursos vestibulares, o que revela que também estão prontos para ingressar na vida acadêmica.
Dias Junior ressaltou que instituições públicas de ensino são pensadas para atender a comunidade e precisam estar alinhadas às demandas que se apresentam no dia a dia. Nesse sentido, o evento de ontem permitiu conhecer de que maneira o IFPR de Paranavaí trabalha em prol do crescimento de todo o Noroeste do Paraná.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.