Local
REINALDO SILVA
Dedicação. Responsabilidade. Comprometimento. A permanência no mercado de trabalho requer mais do que conhecimentos técnicos. “É preciso ter força de vontade”, destacou a gerente da Agência do Trabalhador de Paranavaí, Elen Della Pria Kumatsu. Há quem não consiga permanecer sequer durante o período de experiência. “Fica 10 dias em uma empresa, um mês em outra…” 
Um dos motivos para que haja tantas desistências é o horário de funcionamento das empresas. “Entram e não conseguem continuar por terem que deixar a vida social de lado em alguns momentos”, destacou Elen. Por isso, antes de se comprometer com o empregador, é preciso avaliar todas as possibilidades, inclusive a jornada de trabalho.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são quase 13 milhões de desempregados em todo o país. Sendo assim, é necessário ter bom senso. “Penso que a pessoa precisa ter um objetivo. Não quer, então não faça a entrevista, não tome o lugar de outra pessoa”, enfatizou a gerente da Agência do Trabalhador.
Outro problema apontado por Elen é a fatal de qualificação profissional. “Temos dificuldade na contratação. As pessoas não se especializam para se adequar às ofertas” analisou. Um das soluções encontradas pela Prefeitura de Paranavaí foi promover uma série de cursos gratuitos. Ainda há vagas para alguns deles, por exemplo, “Boas práticas na manipulação de alimentos” e “Empregabilidade e o mercado de trabalho”.
Interessados devem ir até a Agência do Trabalhador e apresentar RG, CPF, Carteira de Trabalho e histórico escolar. Os cursos são gratuitos e têm como principal público-alvo as pessoas que estão fora do mercado de trabalho. Mesmo assim, quem estiver empregado também pode participar.
A Agência do Trabalhador de Paranavaí fica na Rua Marechal Cândido Rondon, 1.701, no Centro. Os atendimentos são feitos de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, sem intervalo para almoço.
Vagas de emprego em Paranavaí
Pessoas com deficiência:
Ajudante de eletricista 1
Assistente de recursos humanos 1
Público geral:
Ajudante geral (asfalto) 1
Arte-finalista 1
Assistente de recursos humanos 1
Auxiliar financeiro 1
Auxiliar mecânico 1
Auxiliar serralherio 1
Auxiliar técnico na mecânica de máquinas 2
Coordenador de qualidade (indústria) 1
Eletricista manutenção máquinas agrícola 1
Eletricista predial (construtora) 4
Estoquista 1
Gerente de loja 1
Higeinizador de indústria 1
Instrumentista de precisão (agricultura) 1
Mecânico alinhador (auto center) 3
Montador de automóveis (peças) 1
Motorista de caminhão espargidor (asfalto) 1
Operador de vibra acabadora (asfalto) 1
Pintor (construtora) 2
Rasteleiro de acabamento (asfalto) 1
Representante comercial 1
Supervisor de vendas comercial 1
Vendedor interno 1
Vendedor interno 2
Vendedor interno (materiais de construção) 1

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.