Local
REINALDO SILVA
Acender e apagar as luzes, ligar o ventilador e abrir o portão. Graças aos avanços tecnológicos, essas tarefas podem ser desempenhadas a distância, por um simples toque na tela do telefone celular. A casa automatizada foi desenvolvida por professores e estudantes do Instituto Federal do Paraná (IFPR) e é um dos protótipos apresentados na Inovatech, feira de inovação e tecnologia realizada em Paranavaí.
Nas palavras da consultora de Negócios do Sebrae/PR Rafaela Cristina da Silva, é uma oportunidade para dar conteúdo para os empresários que buscam soluções inteligentes para os negócios. “Conseguem entender como aplicar novas tecnologias na empresa e resolver problemas de mercado.” Além disso, mostra que Paranavaí tem uma rede de apoio para quem quer investir em inovação. 
A Inovatech teve início na segunda-feira (28) e termina nesta quarta-feira (30). A programação dos três dias de evento inclui palestras, exposições, minicursos, apresentações de painéis, bate-papo com empresários, rodadas de negócios e feira de jogos. Paralelamente, equipes participam de uma competição que busca a apresentação de soluções inteligentes para o cenário urbano – Hack City.
Diretor do IFPR, José Barbosa Dias Junior destacou que a Inovatech pode abrir portas para que os estudantes consigam se colocar profissionalmente. “Os projetos são apresentados para empresários. Podem oferecer estágio ou inserção no quadro de funcionários para que desenvolvam o melhoramento das tecnologias.”
Secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carlo Emanuel Rodrigues fez avaliação positiva da Inovatech. “Estamos satisfeitos, tudo tem se desenvolvido dentro do planejado.” Para ele, a feira representa a possibilidade de mostrar que Paranavaí está inserida no mercado tecnológico. “Estamos despertando esse conhecimento. Paranavaí tem inovação.”
ÚLTIMO DIA – Neste dia final de evento, a programação tem início às 9 horas, com palestras voltadas para o público infantil. O Empreende Kids tem como objetivo despertar nas crianças o empreendedorismo e o desejo de se tornarem protagonistas nos negócios. A atividade se estenderá até 12 horas.
Das 14 horas às 15h30, rodada de negócios. Das 16 às 17 horas, palestra sobre “Marketing digital e a era da experiência”. Das 17 às 18 horas, palestra “Negócios de impacto”. Das 18 às 19 horas, encerramento do hackathon. Das 19h30 às 20h30, painel sobre tecnologia da informação. Por fim, às 20h30, palestra com Gil Giardelli. 
A Inovatech está sendo realizada no Centro de Eventos Armando Trindade Fonseca. A entrada é gratuita. A feira é resultado da parceria entre Prefeitura de Paranavaí, Sebrae/PR, Sistema Regional de Inovação (SRI) Costa Noroeste, Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), Sistema S, instituições de ensino e empresas privadas de diferentes segmentos.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.