Local
REINALDO SILVA
Junho Vermelho. Um mês inteiro dedicado à conscientização sobre a importância da doação de sangue. Um período estratégico para chamar a atenção da comunidade, já que os dias mais frios fazem com que a frequência de coletas seja menor. 
Nas palavras da responsável técnica pelo Hemonúcleo Regional de Paranavaí, Maria Luiza Dias Fraga Peron, a ideia é incentivar as pessoas a doarem durante todo o ano, afinal a demanda é constante. 
Ela explicou que não existe substância que substitua o sangue. Alguns medicamentos podem conter a falta por curtos períodos, mas um paciente com doenças hemorrágicas, escassez de hemácias ou baixo nível de plaquetas pode morrer. “Por isso é necessário doar”, disse Maria Luiza.
O sangue dos doadores coletado em Paranavaí pode ser utilizado em até três pessoas. O período de armazenamento de alguns componentes é de cinco dias. Em outros casos, 42 dias. E até mesmo um ano.
A equipe do Hemonúcleo de Paranavaí realiza, em média, 40 coletas por dia. O material é enviado para a Santa Casa e para hospitais municipais de toda a região. O excedente vai para outras regiões do Paraná, especialmente Curitiba e Apucarana.
Maria Luiza contou que 14 de junho é o Dia Mundial do Doador de Sangue e destacou que as pessoas voluntárias são “altruístas e têm preocupação com o próximo”. Sobre os doadores do Noroeste do Paraná, afirmou: “Estamos satisfeitos com os resultados, conseguimos manter nosso estoque regular”.
A responsável técnica pelo Hemonúcleo de Paranavaí explicou que os doadores têm direito a certificado. O documento possibilita descontos em eventos culturais e esportivos e até mesmo a isenção de taxas de inscrição em alguns concursos públicos.
O certificado de doador de sangue é enviado por e-mail. Para obter, basta clicar no link que aparece no correio eletrônico e imprimir o documento. Quem não receber ou não tiver acesso à internet pode ir até o hemonúcleo e fazer a solicitação.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.