Local
REINALDO SILVA
O pouso aconteceu às 14h58. O primeiro desembarque, às 15h01. Os voos comerciais entre Curitiba e Paranavaí começaram na quarta-feira (23) e serão realizados três vezes por semana. Fazem parte do programa Voe Paraná, do Governo do Estado, que está ampliando as rotas que ligam o interior à capital. 
A chegada foi acompanhada por dezenas de pessoas. Personalidades políticas, secretários municipais, moradores de Paranavaí e até um grupo de estudantes da Escola Municipal Dr. José Vaz de Carvalho, alunos de diferentes idades que se divertiram com a novidade.
Com único passageiro, o deputado estadual Tião Medeiros, o voo levou uma hora e 45 minutos. “Foi tranquilo”, afirmou o parlamentar. E avaliou: “É uma grande alegria receber uma linha de voos regulares. Melhora a mobilidade. Mais meios de locomoção geram mais desenvolvimento”.
A abertura da rota ligando Paranavaí a Curitiba representa facilidade para quem precisa transitar entre as duas cidades. “Sempre passava por Maringá, agora posso vir direto para Paranavaí”, afirmou Medeiros. O parlamentar concluiu: “Todos estamos celebrando essa nova ferramenta”.
O prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes (Delegado Caíque), disse que os voos comerciais vão atrair investimentos para Paranavaí. Exemplificou: em vez de descer em Maringá e pegar a estrada até aqui, o investidor poderá viajar em rota direta. “O empresário quer facilidade.”
Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carlos Emanuel Rodrigues elogiou o programa do Governo do Estado. “Uma tacada de mestre. Vai proporcionar às cidades do interior receber desenvolvimento.” Um dos nichos a serem explorados é o turismo, em franca expansão no Noroeste do Paraná.
De acordo com Rodrigues, os voos comerciais vão fortalecer a economia: mais investimentos geram empregos e renda, levando a população local a consumir no comércio local, o que vai melhorar o capital de giro dos empresários, garantir maior arrecadação aos cofres públicos e proporcionar mais investimentos em qualidade de vida dos moradores.
O secretário municipal apontou um estudo feito em 2016, segundo o qual 27 mil pessoas de Paranavaí pegam avião em Maringá. Considerando as cidades vizinhas, o número é ainda maior. Significa, disse, que “temos demanda para esse serviço”. E a tendência é que essa demanda cresça gradativamente.
No que depender da aposentada Carolina Pupim Dultra, a aposta de Rodrigues está correta. A moradora de Paranavaí contou que fará uma viagem de turismo no final do ano. Se precisasse embarcar em Maringá ou Londrina, pagaria mais caro do que saindo de Paranavaí. Assim, destacou, economiza tempo e dinheiro.
A rota aérea que liga Paranavaí a Curitiba é resultado de uma parceria do Governo do Estado com a Gol Linhas Aéreas. Os voos serão sempre às segundas, quartas e sextas-feiras. As passagens estão à venda exclusivamente pela internet, na página da empresa. 
No primeiro dia, depois do desembarque e do momento para as fotos, o avião voltou para a capital paranaense sem passageiros, decolando às 15h20.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.