Local
Técnicos da Cohapar concluíram nesta sexta-feira (24) mais quatro ciclos de treinamento com funcionários de prefeituras paranaenses para atualização do Plano Estadual de Habitação de Interesse Social do Paraná (PEHIS-PR). Ao todo, representantes de 114 prefeituras participaram ao longo de quatro dias das capacitações e trabalharão a partir de agora no cadastramento dos dados específicos sobre as demandas por moradias em suas localidades.
Em três dos quatro encontros, houve 100% de adesão dos municípios sob a abrangência das regionais da Cohapar. Nas próximas duas semanas, o trabalho de treinamento da Cohapar será concluído com mais três eventos, em Guarapuava, Francisco Beltrão e Ponta Grossa.
O objetivo é que os dados dos 399 municípios paranaenses sejam compilados para traçar um diagnóstico completo do estado e, assim, estabelecer prioridades de investimentos para o setor nos próximos anos. Os dados serão analisados e posteriormente divulgados ao público pela companhia de modo a construir o novo PEHIS-PR, cuja última atualização aconteceu em 2015.
Segundo a coordenadora do PEHIS-PR na Cohapar, Bernadeth Dickow, que ministrou os cursos, a atualização da ferramenta faz parte da proposta de modernização da gestão habitacional. “A atualização do plano nos dará um diagnóstico mais preciso sobre o setor”, afirma. “Com a participação efetiva das prefeituras, temos grande precisão nas informações, que serão posteriormente fornecidas a todos os cidadãos, o que torna o PEHIS-PR um modelo nacional neste sentido”, afirma.
SISPEHIS – Chamado de Sistema de Informações Sobre Necessidades Habitacionais (SISPEHIS), a ferramenta está disponível de forma online às prefeituras, que indicam os técnicos que farão a inserção e atualização dos dados. Nele, são colocadas informações quantitativas e qualitativas sobre o déficit habitacional, além de fotos e dados de geolocalização para um mapeamento detalhado dos problemas e demandas identificadas em cada localidade.
O Paraná é atualmente o único ente federativo que possui uma ferramenta deste porte para traçar um diagnóstico completo sobre as condições de moradia da sua população.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.