Local
Numa reunião realizada quarta-feira (20) com a presença de cerca de 50 partidários e convidados, o MDB definiu uma lista de pré-candidatos a prefeito de Paranavaí para as eleições de outubro de 2020. Além de fazer projeções sobre as possibilidades do partido, que se organiza para recuperar as perdas eleitorais das últimas eleições, o MDB considerou a formação de uma chapa forte de candidatos a vereadores como fundamental para atingir seus objetivos.
Inicialmente na reunião foram apresentados como pré-candidatos a prefeito o agropecuarista Valdemar Delatorre, que foi candidato a deputado federal em 2018, o agropecuarista e ex-deputado estadual Eduardo Baggio, o jovem vereador Lucas Barone e o ex-deputado estadual e ex-prefeito Teruo Kato, que não esteve presente devido a compromissos na capital do Estado. Em suas falas, porém, os presentes citaram nomes de outros partidos, possíveis aliados, como o ex-prefeito Rogério Lorenzetti, o empresário Maurício Ghelen, o agropecuarista e ex-presidente da Sociedade Rural do Noroeste do Paraná, Mário Hélio Lourenço de Almeida Filho, o agropecuarista Demerval Silvestre, da Sociedade Civil Organizada, o empresário Wellington Volpato (estes três presentes) entre outros.
Em sua fala Delatorre disse que sua pretensão inicial é ser novamente candidato a deputado federal em 2022, mas deixou seu nome à disposição, “pois precisamos fazer com que o MDB tenha candidato a prefeito, argumentou ele.
Baggio, por sua vez, disse que esta não é uma lista definitiva. “Existem muitos nomes e precisamos nos sujeitar à definição através de pesquisas, pelas quais a população sugere suas preferências. E temos que investir maciçamente num nome a ser definido como candidato, para ganhar a eleição”. Disse ainda que nas últimas semanas, em função de análises sobre as últimas administrações municipais, o grupo emedebista está crescendo e certamente “vamos chegar a um nome para ganhar a eleição”. Se as pesquisas apontam para tal situação, “por que não apoiarmos, mesmo um nome de outro partido?”. Afirmou que o MDB está se preparando para eleger o próximo prefeito de Paranavaí. Ele citou vários nomes que já deram a sua contribuição ao desenvolvimento da cidade, destacando os novos Mário Hélio e Silvestre, cujo trabalho de ambos à frente de entidades como a Sociedade Rural e a Sociedade Civil é reconhecido estadualmente, além do jovem vereador Lucas Barone. “É um trabalho que tem que continuar. Precisamos de gente assim compromissada”, disse ele, aduzindo que “o MDB terá candidato, seja quem for, para fazer a cidade crescer” e enumerou as conquistas de Paranavaí nas administrações anteriores, inclusive na área educacional, com a instalação de vários cursos superiores, em especial. Baggio também chamou a atenção para a convenção municipal marcada para o dia 1º de dezembro próximo, quando será eleito o novo Diretório Municipal do partido.
Mesmo discretamente o MDB tem realizado reuniões internas e com outros partidos, possíveis aliados para as eleições a prefeito em Paranavaí, segundo o vereador Lucas Barone. Ele citou também reuniões com lideranças estaduais e federais, colhendo sugestões e afirmou que o MDB não tem somente os nomes citados como pré-candidatos, mas vários outros que estão em análise, até o partido chegar a um consenso, com base em consultas ao eleitorado e em condições de ganhar a eleição. 
“Começamos a organizar nossa casa para isso. Já estamos organizando nossa chapa de vereadores. A eleição já começou com o trabalho de bastidores, pois se fecharmos com um bom time, garantimos a eleição”, frizou ele. Observou que entre os candidatos citados ele é o mais novo e “por isso devo respeito a todos”. Para vencer, disse que “precisamos trabalhar. Se deixarmos para virada do ano, pode ficar tarde demais, porque os outros candidatos e partidos também já estão se articulando”. Ele disse que o MDB está recomeçando de forma organizada. 
Entre outras lideranças presentes foram citadas os vereadores José Galvão (presidente da Câmara Municipal) e Miltom Hipólito, além de lideranças de bairros.
Ao final da reunião os especialistas em marketing político Juan Carlos Saavedra e Vanderlei Poppi falaram sobre um projeto de marketing publicitário com treinamento para postura política de pretendes a candidatos a vereadores.
(Texto e fotos: SB)

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.