Local
REINALDO SILVA
O Brasil tem 13,4 milhões de pessoas desempregadas e taxa de 12,7% de desocupação, segundo levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nesse cenário, iniciar o próprio negócio pode ser alternativa para a geração de renda.
Coordenadora da Sala do Empreendedor de Paranavaí e agente de Desenvolvimento do Município, Andréa Alves Vieira defendeu a abertura de microempresas como fator de fortalecimento da economia. Para se ter uma ideia, o faturamento do setor em 2018 ficou acima dos R$ 115 milhões.
Em abril de 2019, Paranavaí totalizava 4.610 microempreendedores individuais, número superior ao registrado no mesmo período do ano passado, 3.931. De janeiro até o mês passado, a Sala do Empreendedor intermediou 151 formalizações e realizou mais de 3.300 atendimentos.
Ao longo desta semana, a equipe está promovendo uma série de palestras e consultorias, além de orientações sobre a Declaração Anual do Simples Nacional e a liberação de créditos. As atividades gratuitas fazem parte da programação da Semana Nacional do Microempreendedor Individual.
Andréa explicou que grande parte do público tem buscado informações sobre marketing digital, por isso, as consultorias oferecidas durante esta semana são voltadas para esse tema. Também há palestras sobre planejamento e finanças.
Durante os próximos meses, a Sala do Empreendedor de Paranavaí terá outras atividades de capacitação. Os cursos e as palestras terão como temas finanças, planejamento estratégico e marketing. Haverá, ainda, a rodada de crédito, ocasião em que instituições financeiras oferecerão informações para microempreendedores individuais.
A coordenadora da Sala do Empreendedor explicou que todos os serviços são gratuitos, desde as orientações até o processo burocrático para a formalização da microempresa. 
Interessados podem buscar atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 11h30 e das 13h30 às 17 horas, na Rua Paraíba, número 1.710, ao lado da Prefeitura de Paranavaí. O telefone para contato é (44) 3423-4516. 
Para verificar a agenda de atividade para este ano, basta acessar o site da prefeitura (www.paranavai.pr.gov.br) ou entrar na página da Sala do Empreendedor no Facebook (Sala do Empreendedor de Paranavaí).

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.