Local
Assessoria Prefeitura
A Prefeitura de Paranavaí, através da Vigilância em Saúde, deu início nesta quinta-feira (27) a uma série de palestras nas escolas municipais sobre a Guarda Responsável de Animais. A ação faz parte do Programa Meu Bicho, criado pela coordenação do setor de Zoonoses. Todos os 899 alunos dos 4ºs anos das 19 escolas municipais vão ter a oportunidade de ouvir as palestras em sala de aula.
“Ter um animal de estimação é ter um amigo para a vida toda. E um amigo, nós escolhemos ter. A decisão de ter um animal de estimação é um grande compromisso, pois a guarda do seu amigo será responsabilidade sua durante toda a vida dele. E é sobre isso que nós queremos falar com as crianças, sobre a Guarda Responsável de Animais. Tudo isso para ensinar e conscientizar sobre os cuidados gerais com os animais, a possibilidade de castração, e ainda evitar o aumento dos casos de abandono e maus tratos”, enfatizou a coordenadora de Zoonoses da Vigilância em Saúde, Ana Souza.
Durante a palestra, as crianças aprendem a importância de alimentar e deixar sempre água fresca para os animais, não esquecer de limpar os abrigos e vasilhames usados para alimentação, aplicar vacina e vermífugo para manter o bichinho saudável, recolher a sujeira que o animal eventualmente fizer quando sair para passear com ele na rua, levar o bichinho ao médico veterinário sempre que ficar doente ou quando envelhecer, usar coleira guia nos cachorros sempre que sair para passear, brincar com o bichinho frequentemente e se responsabilizar também pelos seus filhotes.
Além das informações sobre o Programa Meu Bicho, a equipe de Zoonoses da Vigilância em Saúde também está repassando às crianças conhecimentos sobre prevenção e cuidados com picadas de escorpião. 
O cronograma de palestras prevê que até o dia 26 de setembro, todas as turmas de 4º ano das escolas municipais tenham sido apresentadas ao Programa Meu Bicho. A primeira turma a receber a palestra nesta quinta-feira (27) foi o 4º ano da Escola Municipal Edith Ebiner Eckert (Chácara Jaraguá).

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.