Local
A campanha de vacinação contra a gripe terá início nesta quarta-feira (10). Na tarde de ontem, profissionais das secretarias municipais de Saúde participaram de uma reunião técnica sobre a ação e receberam doses da vacina.
O público-alvo definido pelo Ministério da Saúde para o Extremo-Noroeste do Paraná é de pouco mais de 92.200 pessoas. A meta é alcançar pelo menos 90% dessa população.
Estão incluídos nos grupos prioritários: crianças de seis meses a cinco anos de idade, gestantes, mulheres que tiveram filhos há até 45 dias (puérperas), professores, idosos com mais de 60 anos e pacientes com doenças crônicas.
A campanha será dividia em duas etapas. A primeira, até 19 de abril, é exclusiva para crianças, gestantes e puérperas. A partir do dia 22, as doses serão liberadas para todos os grupos prioritários. A ação se estenderá até 31 de maio.
De acordo com a técnica de Imunização da 14ª Regional de Saúde, Samira Silva, é importante receber a vacina o mais rapidamente possível. É que pode levar até 21 dias para que a dose tenha efeito completo no organismo. 
Com os anticorpos devidamente ativados, as complicações causadas pelo vírus da gripe diminuem. Assim, são registradas menos internações e óbitos. Cabe destacar que uma pessoa já morreu este ano, no Paraná, com o tipo A (H1N1).
A vacina é trivalente e protege o paciente contra os vírus mais agressivos: A (H1N1), A (H3N2) e B-Victoria. Mas existem inúmeros vírus que provocam gripe, ou seja, quem for vacinado estará protegido dessas três variações das doenças, mas suscetível às demais. 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.