Local
Com o objetivo de unir forças para poder usar o potencial das cidades e explorar o turismo como uma alternativa de fortalecimento econômico, representantes dos municípios de Paraíso do Norte, São Carlos do Ivaí, Tamboara, Nova Aliança do Ivaí e São Tomé se reuniram num encontro que teve a participação de técnicos da Rede de Turismo Regional (Retur), que expuseram as formas de organização, financiamento de projetos e de atração de visitantes. O encontro aconteceu na manhã desta quinta-feira (31) em Paraíso do Norte.
A iniciativa de apostar no turismo com uma ferramenta de geração de emprego e renda consorciado com outros municípios foi do vereador Clayton Sanitá, que levou a ideia ao prefeito Laércio de Freitas que de imediato apoiou a proposta. 
Na abertura do encontro, o chefe do Executivo de Paraíso do Norte disse que os municípios têm grande potencial natural com cachoeiras, corredeiras, o Rio Ivaí (com algumas rampas) e seu potencial de pesca, passeios e esportes aquáticos. “Temos um grande potencial turístico. Precisamos melhorar a infraestrutura, nos organizar e fazer o marketing do turismo de nossos municípios”, disse ele.
Freitas lembrou que nas sextas-feiras é intenso o movimento de pessoas que passam pela BR-376, principalmente oriundos de Maringá, em direção a cidades como Porto Rico e Diamante do Norte, as margens do Rio Paraná e Paranapanema. “Nós temos o Rio Ivaí aqui para igualmente ser explorado”, disse ele.
Também anfitrião do encontro, o vereador Sanitá esclareceu que o turismo em uma cidade é igual uma criança que nasce. “Nascemos sem saber falar e andar, aos poucos começamos engatinhar e balbuciar as primeiras palavras até aprendermos a andar e falar corretamente. O turismo também é assim, não nasce pronto. Tem a fase de maturação. Mas precisamos lançar a semente, adubar e aguar até virem os frutos. E hoje estamos aqui lançando esta semente” enfatizou o edil.
Ele concordou que os municípios têm potencial. Além das belezas naturais, possuem pratos típicos e festas tradicionais. “Só precisamos ter disposição para ir em frente”, conclamou o vereador.
Vanda Pille (gestão de projetos) e Jacó Gimenes (fundador), da Retur, disseram que o turismo é uma grande oportunidade de negócios e que é preciso envolver a iniciativa privada. “A prefeitura tem que apoiar, dar sustentação política, mas quem explora é a iniciativa privada. Turismo é o marketing positivo da cidade”, disse Vanda.
Os representantes da Retur explicaram que o Ministério do Turismo financia obras de infraestrutura, mas os municípios devem estar devidamente cadastrado e preencher alguns requisitos. Jacó insistiu quer os municípios devem se unir em bloco, atuar conjuntamente e, depois do amadurecimento, fundar um consórcio intermunicipal para explorar o turismo. “Será o primeiro consócio de municípios do Paraná voltado para este setor”, sublinhou ele.
O encerramento foi feito pela vice-prefeita de Paraíso do Norte, Mariza Aparecida Murigi Regiane, o vice-prefeito de São Tomé, Deoclecio Colauto, o Castelo, e pelo vereador Clayton Sanitá.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.