Local
REINALDO SILVA
As chuvas que caíram sobre a região Noroeste nos últimos dias tiveram efeito positivo para a recuperação do nível do Ribeirão Arara, principal fonte de abastecimento de água de Paranavaí. De acordo com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), o volume já está próximo do normal.
Na semana passada, a Sanepar havia emitido um alerta para a população, pedindo o uso racional da água. O comunicado foi motivado pela redução de 60 centímetros no nível do Ribeirão Arara, graças às altas temperaturas e ao longo período de estiagem. A vazão chegou a cair de 200 para 120 litros por segundo.  
Segundo a assessoria de comunicação da Companhia, a comunidade entendeu a situação e manteve comportamento favorável. Para se ter uma ideia, o consumo de água durante o último final de semana foi menor do que o volume registrado em períodos anteriores.
Mas, apesar do quadro próximo da normalidade, o apelo é para que os usuários sigam fazendo o consumo racional de água. O uso prioritário deve ser para alimentação, higiene pessoal e limpeza da casa, sem desperdícios.
Também é importante reduzir a quantidade de lavagens diárias de roupas, acumulando o suficiente para utilizar a capacidade máxima da máquina de lavar. A água descartada pode ser aproveitada para outras tarefas domésticas. 
A Sanepar orientou, ainda, a usar a não usar a água da mangueira para varrer e lavar calçadas; diminuir o tempo do banho; fechar a torneira da pia para escovar os dentes; e fechar a cuba da pia na hora de lavar as louças, ensaboar todos os itens e só então enxaguar com água limpa. 
SERVIÇO – Para obter outras informações e tirar dúvidas, basta acessar o Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar, pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas. Também é possível utilizar o aplicativo para celular Sanepar Mobile.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.