Local
REINALDO SILVA
Redução de filas, menor tempo de espera e mais qualidade no atendimento. Em uso desde a última segunda-feira (24), o novo sistema de agendamentos da Agência do Trabalhador torna o processo de requerimento do seguro-desemprego mais dinâmico. “É uma ferramenta excelente”, diz a gerente Elen Della Pria Kumatsu.
A mudança foi possível depois que a equipe da Agência do Trabalhador promoveu um mutirão para zerar a fila de espera pelo seguro-desemprego. Foram 300 atendimentos em cinco dias. Agora, em vez de 30 dias para dar início à solicitação do auxílio, o procedimento é feito no dia seguinte ao primeiro atendimento. 
O sistema possibilita que o agendamento seja feito pela internet, via computador ou smartphone. Quem preferir pode ir até a Agência do Trabalhador. “Ninguém fica de fora. Ninguém é prejudicado.” De acordo com Elen, 400 a 500 pessoas requerem o benefício a cada mês, em Paranavaí.
Após dar entrada, o requerente precisa aguardar 30 dias para a liberação da primeira parcela do seguro-desemprego, regra que vale para todo o território nacional. Conforme a gerente da Agência do Trabalhador de Paranavaí, esse processo continua o mesmo.
SEGURO-DESEMPREGO – O benefício é concedido a trabalhadores desempregados sem qualquer percepção de renda própria. A primeira habilitação vale para aqueles com 12 meses trabalhados. A segunda, nove meses. A terceira, seis meses. 
Elen explicou que o requerente tem o prazo de sete a 120 dias corridos, a contar do dia seguinte à data do afastamento (último dia efetivamente trabalhado), para fazer a solicitação. Se for classificado como empregado doméstico, o prazo é de sete a 90 dias. 
Seis meses trabalhados dão direito a três parcelas. No caso de 12 meses com vínculo empregatício, o número de parcelas sobe para quatro. Se foram 24 meses trabalhados, cinco parcelas. O valor mínimo do benefício é R$ 998. O máximo, R$ 1.765. 
SERVIÇO – A Agência do Trabalhador de Paranavaí fica na Rua Marechal Cândido Rondon, 1.701, no Centro. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, sem intervalo para almoço. Os agendamentos também podem ser feitos pela internet (www.agendamento.pr.gov.br/age/pages/publico).
Documentos para requerer seguro-desemprego
Requerimento do seguro-desemprego
RG ou Carteira de Trabalho ou CNH ou Passaporte
Comprovante PIS/Pasep ativo
CPF
Comprovante de residência
Comprovante de escolaridade
Termo de rescisão do contrato de trabalho
Termo de quitação
Comprovante de vínculo empregatício
Comprovante de salário

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.