Local
Ricardo Paiva
Uma moradora do Jardim Ipê de Paranavaí teve uma surpresa ao acordar na manhã de ontem. Uma onça parda, adulta pesando entre 45 a 50 quilos, estava em seu quintal embaixo de uma mesa. A Polícia Militar, Bombeiros e técnicos do IAP (Instituto Ambiental do Paraná), trabalharam em conjunto na captura do animal.    
Com a rua interditada e a história da onça acuada em um quintal de uma casa na Rua José Dantas de Lima, mais conhecida como Rua da Feira do Jardim Ipê, dezenas de curiosos passaram parte da manhã de ontem tentando ver ou fotografar o animal. “Com o avanço do homem, infelizmente, acaba acontecendo esse tipo de situação, um animal silvestre aparecendo no meio da cidade”, disse o tenente do Corpo de Bombeiros, Sean Filipake.
A equipe de captura, para não deixar o animal ainda mais estressado com a situação, isolou a área onde o felino estava acuado, utilizando uma lona preta. 
Um veterinário preparou os dardos com tranquilizantes que foram disparados por um bombeiro através de uma zarabatana. Foram necessárias duas doses para deixar o animal mais calmo. 
Mesmo com o tranquilizante o felino continuou acordado, dificultando a remoção para uma jaula de ferro. A onça, uma fêmea, mesmo presa demostrava agressividade, o que faz parte do instinto do felino.
O animal agora deve passar por exames veterinários e será solto em uma área de preservação ambiental não informada pelo Iap. É a segunda onça encontrada em Paranavaí. A primeira foi há alguns meses no Jardim Morumbi, em uma propriedade rural. No final de semana, uma outra onça parda foi atropelada e morta na Br-376.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.