Local
REINALDO SILVA
A Polícia Militar (PM) de Paranavaí registrou redução nos índices de criminalidade durante o primeiro semestre de 2019. A comparação feita com o mesmo período do ano anterior aponta para menos casos de roubos, furtos e homicídios. 
De acordo com os números apresentados pelo 8º Batalhão de Polícia Militar, de janeiro a junho deste ano foram registrados 71 roubos. São 40% a menos do que em 2018, quando foram praticados 118.
Em relação aos furtos, a PM contabilizou 397 no primeiro semestre de 2019. Isso representa 27% a menos do que no mesmo período de 2018, 546. Já a taxa de homicídios caiu 25%, passando de 12 para nove.
A avaliação da aspirante Bruna Fernandes, responsável pela comunicação social do 8º BPM, é que a redução é resultado da intensificação do patrulhamento, das operações policiais e das abordagens. “Buscam prevenir e reprimir delitos nos locais de maior incidência.”
Segundo ela, os pontos considerados mais críticos são definidos a partir de análises criminais e das investigações da Polícia Civil na solução dos delitos. “Assim, conseguimos coibir as ações”, destacou.
A aspirante da PM de Paranavaí enfatizou que uma importante estratégia para manter a comunidade segura é o fortalecimento do projeto Vizinho Solidário. A ideia é que os moradores conversem entre si e avisem quando perceberem algo suspeito acontecendo no bairro.
Segundo Bruna Fernandes, a redução dos crimes aumenta a sensação de segurança da população, o que contribui para a qualidade de vida. 
Por isso, “nosso objetivo é sempre intensificar o policiamento e adotar novas estratégias juntamente com a Polícia Civil, para a melhoria da segurança em nossa região”, assegurou a responsável pela comunicação social da PM.
Ela também falou sobre a importância do envolvimento da comunidade. “A contribuição da população é através do acionamento via 190 e do registro do boletim de ocorrência, para que a gente possa ter as estatísticas necessárias e fazer o direcionamento do policiamento.”
Outros números contabilizados pela PM de Paranavaí no primeiro semestre
Ao longo dos seis primeiros meses, a Polícia Militar de Paranavaí recuperou 37 veículos e apreendeu mais de 11,6 quilos de maconha, 805 gramas de crack, 539 gramas de cocaína, 13 unidades de ecstasy e 13 unidades de LSD.
O período também foi marcado por apreensões de armas. Foram 13 revólveres, quatro pistolas, duas carabinas, uma espingarda e uma garrucha.
Além disso, a PM efetuou 558 prisões ou apreensões, sendo 39 por furto e 11 por roubo, tendo cumprido, ainda, 104 mandados de prisão durante as abordagens de rotina.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.