Local
Prefeitos que compõem a Amunpar (Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense) se reuniram ontem de manhã em Paranavaí para conhecerem mais sobre o Programa Municipal de Atração de Investimentos (PMAI). Este programa faz parte das ações da Agência Paraná de Desenvolvimento. 
O diretor-presidente da Agência Paraná de Desenvolvimento, Eduardo Bekin, alertou que os gestores devem estar conectados ao governo do Estado para atraírem novos investimentos aos seus municípios. “No primeiro trimestre de 2019 as empresas investiram R$ 16 bilhões no estado”, afirmou Bekin.      
Através do PMAI os investidores (empresários e industriais) têm a garantia e a segurança no investimento realizado. O Programa auxilia na melhoria do ambiente de negócios do município e na sua gestão, tornando-o mais atrativo e eficiente.
O PMAI é executado em duas etapas, transformando a maneira de atrair investimentos, resultando num diagnóstico amplo, numa governança integrada e num plano de prospecção efetivo em relação ao município. 
“A cidade que investe em promoção de desenvolvimento econômico e promoção de investimentos atraem até três vezes mais indústria e empregos”, disse.
O PMAI trabalha na elaboração de diagnóstico socioeconômico do município, mapeamento as demandas e os gargalos por meio de oficinas para a promoção do desenvolvimento econômico sustentado.
São selecionados os setores prioritários e estruturação da proposta de valor, pautados nos resultados do mapeamento feito através do PMAI, que aponta as cadeias produtivas e define as vocações econômicas do município e a estratégia para atração de novos investimentos empresariais. 
O Paraná Desenvolvimento possui três escritórios fora do Brasil – um no Canadá, outro nos Estados Unidos e um em Israel -, todos com o propósito de atrair novos investimentos para o Estado e promover o intercâmbio tecnológico. 
“A Suíça já nós procurou para implantamos um escritório naquele país”, disse Bekin que colocou toda a estrutura do órgão a disposição dos gestores municipais. 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.