Local
REINALDO SILVA
A abertura de empresas no estado teve crescimento durante o primeiro semestre deste ano, mas o ritmo diminuiu a partir de julho. A informação é do presidente da Junta Comercial do Paraná, Marcos Sebastião Rigoni, que se mantém otimista: “O empresário do Paraná está confiante”.
Ele esteve ontem em Paranavaí e visitou a Agência Regional de Paranavaí. Na ocasião, falou sobre as propostas para digitalizar todos os procedimentos da Junta Comercial do Paraná. A expectativa é que até o primeiro trimestre de 2020 seja possível colocar o novo sistema em funcionamento.
Atualmente, os documentos são preenchidos e entregues nas unidades locais da Junta Comercial. As cópias são digitalizadas e arquivadas antes de o processo de abertura de empresa ter continuidade. Em todo o Paraná, são mais de 11 milhões de cópias em papel.
Com o sistema a ser implantado, todas as etapas serão feitas pela internet, sem a necessidade de fazer impressões. Enquanto isso, contadores, advogados e clientes são orientados sobre a importância da assinatura digital, outra ferramenta que desburocratiza a abertura de empresas.
Paralelamente, o Governo do Estado cria estratégias para facilitar, ainda mais, o empreendedorismo. “Acho importante. Mas também é preciso dar condições para o empresário se estabelecer e permanecer no negócio. Não pode perder o controle”, avaliou Rigoni.
REUNIÃO EM PARANAVAÍ – Na tarde de ontem, o presidente conversou com advogados e contadores de Paranavaí e do Noroeste do Paraná. Ele falou sobre a importância da digitalização e da assinatura digital no caminho para a otimização e o aprimoramento da Junta Comercial em todo o estado. “Queremos ser a melhor do Brasil.”
Rigoni explicou que tem visitado as agências regionais para apresentar propostas e conhecer as equipes que atuam no interior do Paraná. Essa aproximação permite resgatar a história da entidade e apresentar o quadro atual. Nas palavras do presidente, um bate-papo com os profissionais da região.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.