Local
REINALDO SILVA
Termina nesta quinta-feira (18) a primeira etapa da campanha de vacinação contra a gripe, exclusiva para crianças de seis meses a cinco anos de idade, gestantes e mulheres que deram à luz há até 45 dias (puérperas). 
De acordo com informações da 14ª Regional de Saúde, o índice de vacinação nos municípios do Extremo-Noroeste do Paraná está abaixo do esperado. Entre o público infantil, o alcance foi de 31,03%. No grupo das gestantes, 35,87%. E apenas 40,93% das puérperas foram imunizadas.
É importante destacar que pode levar até 21 dias para a vacina fazer efeito completo no organismo. Por isso, a orientação é que as pessoas se dirijam à Unidade Básica de Saúde (UBS) o quanto antes. Assim, quando as temperaturas caírem de forma mais brusca, estarão já estarão protegidas.
A partir de segunda-feira (22), a imunização será aberta para todas as pessoas incluídas nos grupos prioritários. Além de crianças, gestantes e puérperas, formam o público-alvo da campanha de vacinação: trabalhadores de saúde, idosos, professores e pacientes com doenças crônicas. 
A vacina distribuída gratuitamente nas UBSs garante proteção contra três tipos de gripe: A (H1N1), A (H3N2) e B-Victoria, considerados os mais agressivos.  Mas existem inúmeros vírus que provocam gripe, ou seja, quem for vacinado estará protegido dessas três variações virais, mas suscetível às demais. 
HORÁRIO ESTENDIDO – Ao longo desta semana, UBSs de Paranavaí tiveram horário especial de atendimento, com o objetivo de garantir vacinação àqueles que fazem parte dos grupos prioritários. Nesta quinta-feira, será a vez das unidades Panorama, Zona Leste e Campo Belo funcionarem até às 19 horas.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.