Local
REINALDO SILVA
O objetivo é saber como a sociedade enxerga a Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Com essas palavras, o diretor do campus de Paranavaí, Edmar Bonfim de Oliveira, explicou a importância da audiência pública realizada na tarde de ontem. Na opinião dele, esse debate tem efeitos positivos sobre os trabalhos desenvolvidos dentro da comunidade acadêmica.
A reunião teve a participação de professores, estudantes e representantes de diferentes órgãos públicos e entidades de Paranavaí. Na ocasião, os presentes tiveram a oportunidade de fazer sugestões e avaliar a atuação da Unespar junto à população. 
Chefe de gabinete da Reitoria da Unespar, Ednéia Navarro representou o reitor Antonio Carlos Aleixo. Ela explicou que a audiência pública é um recurso utilizado para ouvir a comunidade. “Muitas demandas se tornam políticas da universidade e ações voltadas para a sociedade”, disse.
Ela afirmou que se a instituição não tiver envolvimento com a comunidade externa, não atingirá o objetivo. “Precisamos saber como a universidade pode contribuir com a sociedade e o que a sociedade espera da universidade”, destacou Ednéia. E completou: “Estamos inseridos em regiões que precisam de políticas públicas voltadas para a formação humana. Esse é o nosso papel”.
Secretária de Educação, Adélia Paixão falou sobre a importância da formação acadêmica. De acordo com ela, alunos da Unespar que fazem estágio em repartições públicas municipais demonstram “qualidade enquanto alunos e qualidade enquanto profissionais”. Na avaliação dela, trata-se de uma importante contribuição da universidade para Paranavaí.
Professora da instituição e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Maria Inez Barboza Marques citou o trabalho de extensão realizado pelo Núcleo Maria da Penha (Numape), também coordenado por ela, que oferece diferentes serviços gratuitos para mulheres vítimas de violência doméstica.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.