Local
A Escola Municipal Hermeto Botelho comemorou 56 anos na última terça-feira (30). Para marcar mais de meio século de existência, a direção e professores da instituição organizaram uma programação especial.
A diretora da escola, Claudimeire Vicente Venciguerra, informa que no dia 30 de abril houve atividades de manhã, a partir das 10h e à tarde, a partir das 16h. No evento, os alunos puderam conhecer um pouco mais sobre a história da escola. “Todas as diretoras, desde a municipalização da escola, foram convidadas para participar do evento”, explica a diretora.
Também participou da comemoração o autor do Hino da Escola, Nivaldo Dolvíno Garcia, que hoje é avô de Tiago Garcia Vieira, estudante do 3º ano C. Ele contou um pouco de sua experiência e inspiração ao escrever o hino.
CONCURSO DE FRASES – Durante o mês de abril os alunos participaram de um concurso de frases parabenizando a Escola Hermeto Botelho pelos 56 anos. Vinte frases foram selecionadas pelos funcionários da escola, uma de cada sala. Por meio de uma parceria com a Rádio TFM 99,1, os selecionados gravaram as próprias produções no estúdio. O material foi veiculado durante a programação da emissora. Todos receberam um kit escolar.
Na terça-feira, das 20 selecionadas, foi premiada uma frase vencedora, que além do kit, recebeu R$ 56,00 (idade da escola) em dinheiro tanto o aluno, quanto a professora.
A frase vencedora da escola foi do aluno André Seiji Euzébio Mutta, do 2º Ano C – Professora Ivone Rubira Arrais. 
Diz o estudante: “A escola Hermeto Botelho é linda, tem bons professores, bons alunos, merenda muito deliciosa. Ela está completando 56 anos com muita alegria! Parabéns Hermeto Botelho.”
HINO REGRAVADO – Também por conta das comemorações dos 56 anos, aconteceu a regravação do hino da escola, gravado pela primeira vez em 1994, apenas no violão e voz. Agora, informa a diretora, um coral composto por alunos regravou a canção em estúdio. No dia 30, houve a apresentação e lançamento do CD com o hino.
MEMORIAL – As comemorações ainda contaram com um memorial mostrando um pouco da história dos 56 anos da escola, declamação por parte dos estudantes e galeria de ex-diretores.
Veja a lista dos diretores:
Dirce Aparecida de Vitro (1993 – 2001); Maria Celeste Borges (2002); Claudimeire Vicente Souza (2003 -2008); Eliane Niehues(2009 – 2010); Emília Garcia Sanches (2011 – 2016); Claudimeire Vicente Venciguerra(2017 – 2020).
HISTÓRIA – Fundada em 1963, a escola foi denominada inicialmente Casa Escolar Três Marias. Em 1970, passou a ser denominada Grupo Escolar Três Marias. Em m9 de abril de 1975, recebeu o seu prédio atual , com o nome Escola Três Marias. 
Em 10 de agosto de 1982, por decreto da Secretaria de Estado da Educação, passou a se chamar Escola Estadual Hermeto Botelho. O homenageado foi pioneiro de Paranavaí, farmacêutico e visionário. Sua frase marcante: “Uma cidade sem escola e sem professores não é cidade”.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.