Local
Assessoria Prefeitura
Estar reunido com pessoas mais velhas sempre é uma boa oportunidade para ouvir boas histórias. Tido como um costume por muitas famílias brasileiras, o que você imaginaria se o fato ocorresse ao contrário? Um projeto da Escola Municipal Neusa Pereira Braga está propondo exatamente isto: levar crianças aos asilos para “Contação de Histórias”.
O projeto visa estimular a leitura dos alunos do 4º ano e teve início com visitas semanais (às quartas-feiras) à biblioteca. O professor se utilizou da leitura e da Contação de Histórias para a inserção dos alunos no mundo da imaginação, da fantasia e da realidade presente na literatura infantil. Assim, os alunos têm liberdade para se familiarizar com os livros, podendo fazer a leitura individual, em dupla, trio ou grupo.
Com a finalização da leitura, o professor questionou os educandos sobre qual livro tinham lido e o que mais lhe chamava a atenção. Com esse estímulo, os alunos passaram a se interessar em contar as histórias lidas aos professores.
Em seguida, os alunos começaram a contar as histórias aos amigos, sendo que eram auxiliados para desenvolver a confiança, gesticular e o olhar ao público. Além das técnicas de memorização e improvisação, detalhando o desencadeamento dos fatos.
Depois de várias apresentações dos alunos no próprio ambiente da biblioteca e sala de aula, foi organizada uma peça de teatro com o livro “O Casaco de Dundum”. Com os alunos preparados e familiarizados com a Contação de Histórias, foram convidados os pais e responsáveis, além de outros familiares que ficaram entusiasmados com o projeto de leitura.
A Contação de História para a comunidade foi a terceira etapa, contemplando visitas ao Centro de Convivência do Idoso e ao asilo Lar Vicentino, lugares que propiciaram uma experiência de valorização do trabalho e de envolvimento com o público.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.