Local
Assessoria Prefeitura
Alunos dos 5ºs anos de 19 escolas da rede municipal de ensino e outras três escolas particulares de Paranavaí, estão participando esta semana da 22ª edição do Festival Monteiro Lobato, um projeto de incentivo à leitura, coordenado pela Secretaria Municipal de Educação. No total, são 35 turmas, 989 alunos e 90 professores envolvidos com o projeto. Até hoje (26), as crianças sobem ao palco na Casa da Criança e fazem esquetes e apresentações musicais com danças, intercaladas com leituras de textos produzidos pelos alunos. Todas as apresentações são de adaptações de obras do escritor infantil mais importante do Brasil que empresta o nome ao festival.
O Projeto Monteiro Lobato é composto por quatro etapas. Na primeira, os alunos do 5º ano fazem a leitura de pelo menos quatro obras do autor Monteiro Lobato. Depois, as instituições trabalham a biografia e as obras do autor e produzem cartazes, dobraduras e outras peças que fazem alusão aos personagens criados por Monteiro Lobato, envolvendo todas as turmas da escola. Na terceira etapa são produzidos textos de gêneros variados e os melhores são selecionados para fazer parte da coletânea Plantando Palavras, Colhendo Sonhos. A quarta e última etapa consiste na apresentação das esquetes, músicas e leitura dos textos durante o Festival. 
“A participação das equipes das escolas e das famílias é fundamental para o sucesso desse projeto. Foram várias etapas até chegar às apresentações do Festival e as crianças se dedicaram e aprenderam muito neste período. A ideia do projeto é incentivar a leitura e ajudar as nossas crianças a ter prazer em ler, o que amplia o seu vocabulário, desenvolve a imaginação e ajuda a cada uma delas a se tornar um cidadão crítico e participante na nossa sociedade”, avaliou a supervisora pedagógica de Língua Portuguesa e Artes da Secretaria de Educação e coordenadora do projeto, Maria Tereza Pátaro.
A secretária de Educação, Adélia Paixão, prestigiou a abertura do evento e destacou: “é muito bom ver o envolvimento das crianças neste projeto e saber que o resultado que está por vir na vida escolar deles será positivo. Quando este projeto foi criado, ele foi idealizado com um cunho de competição, mas o objetivo era o mesmo – incentivar a leitura. O Monteiro Lobato é apenas uma das ações de inventivo ao aprendizado, ao avanço e sucesso escolar dos nossos alunos. A criança que lê bastante, se sai bem em Português, mas também consegue ir bem em Matemática, História, Geografia, e todas as disciplinas da escola, porque ela vai ganhando bagagem e incorporando conhecimento à sua vida. O sucesso na vida profissional, as boas oportunidades, começam com a leitura”, frisou.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.