Local
REINALDO SILVA
A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para a campanha de vacinação contra a gripe é imunizar pelo menos 90% das pessoas que compõem os grupos prioritários. A maioria dos municípios do Noroeste do Paraná alcançou o objetivo, mas onze ainda estão abaixo desse percentual.
No quadro geral, Alto Paraná tem 87,76% de cobertura vacinal. Amaporã alcançou 83,33% do público-alvo. Em Inajá, são 82,87%. Em Loanda, 85,29%. Nova Londrina imunizou 76,8%. Paranapoema, 82,87%. Paranavaí, 75,39%. Em Querência do Norte, o índice chegou a 82,85%. Em Santa Isabel do Ivaí, 85,18%. Tamboara e Terra Rica vacinaram, respectivamente, 88,53% e 89,05%.
A campanha de vacinação contra a gripe tem como objetivo proteger a população mais suscetível aos efeitos da doença. Assim, o número de internações diminui, tanto quanto o risco de morte.
Desde o início do ano, a Secretaria de Estado da Saúde registrou 1.452 casos positivos da doença. 175 pacientes morreram por causa de complicações da gripe, três delas na região de Paranavaí.
GRUPOS PRIORITÁRIOS – A campanha de vacinação tem como público-alvo crianças de seis meses a cinco anos de idade, trabalhadores da área da saúde, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto, idosos, pacientes com doenças crônicas e professores.
Entre os grupos prioritários, o das gestantes e o das pessoas com comorbidades são os que tiveram menores índices de vacinação em toda a região, respectivamente, 83,65% e 60,88%. Os demais segmentos já ultrapassaram a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.