Local
Da Redação
Com investimento de R$ 9,6 milhões, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está ampliando o sistema de reservação de água de Paranavaí. Serão quatro novos reservatórios e 11 estações elevatórias que, juntos, totalizarão 5 milhões de litros de água. Ao final das obras, a Sanepar aumentará a capacidade para 13 milhões de litros, um incremento de 62%. 
As obras estão sendo executadas em quatro regiões da cidade: Jardim São Jorge, com capacidade de 1,5 milhão de litros, Jardim Santos Dumont, com mais 1,5 milhão de litros, Distrito de Sumaré, com 1 milhão de litros, e Jardim Morumbi, com 1 milhão de litros. As informações foram repassadas pela assessoria de comunicação da Sanepar.
Os empreendimentos tiveram início em abril e maio deste ano. A previsão é que sejam concluídas até o final de 2020. Nas palavras do gerente geral do Noroeste, Sérgio Augusto Portela, as novas instalações “vão ampliar as condições de fornecimento de água para toda a população, garantindo mais segurança no abastecimento e melhores condições de pressão na rede de distribuição”.
No dia 5 de novembro, a Sanepar emitiu um alerta para a população, chamando a atenção para os riscos do alto consumo de água. O comunicado veio acompanhado de orientações sobre o uso consciente, sem desperdícios. 
A preocupação surgiu depois que o nível do Ribeirão Arara, principal responsável pelo abastecimento da cidade, sofreu redução de 60 centímetros. A vazão chegou a cair de 200 para 120 litros por segundo. Foi o resultado das altas temperaturas e de longos períodos de estiagem.
No início desta semana, a Companhia voltou a se manifestar, dizendo que a situação do Ribeirão Arara estava se normalizando. Ao mesmo tempo, os consumidores se conscientizaram e reduziram o uso de água.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.