Local
REINALDO SILVA 
Começou ontem a segunda fase da campanha de vacinação contra a gripe. Esta etapa é aberta para todas as pessoas que integram os chamados grupos prioritários: crianças de seis meses a cinco anos de idade, gestantes, puérperas, trabalhadores de saúde, professores, idosos e pacientes com doenças crônicas.
A vacina está disponível em todas as unidades básicas de saúde – gratuitamente. Mais de 92.200 doses foram distribuídas entre os municípios do Extremo-Noroeste do Paraná. A meta é alcançar pelo menos 90% desse público até o dia 31 de maio, data prevista para a conclusão da campanha.
A orientação é que as pessoas incluídas nos grupos prioritários sejam vacinadas o quanto antes, já que pode levar até 21 dias para que a dose tenha efeito completo no organismo. Assim, os pacientes estarão protegidos contra três tipos de vírus: A (H1N1), A (H3N2) e B-Victoria, considerados os mais agressivos.
Com os anticorpos devidamente ativados pela vacina, as complicações causadas pelos vírus da gripe diminuem, havendo menos internações e óbitos. Vale destacar que uma pessoa morreu este ano em Paranavaí, em consequência de gripe provocada pelo vírus H1N1. Dois casos dessa variação da doença foram confirmados pela Secretaria Municipal de Saúde, em março.
COBERTURA – A primeira etapa da campanha de vacinação contra a gripe começou no dia 10 de abril e terminou na última quinta-feira (18). Durante o período, o alcance foi menor do que era esperado pela equipe da 14ª Regional de Saúde. 
Entre as crianças de seis meses a cinco anos de idade, a cobertura vacinal foi de 31,03%. No grupo composto por gestantes, o índice ficou em 35,87%. Em relação às mulheres que deram à luz há até 45 dias (puérperas), o alcance representou 44,93%. Os números são do dia 16 de abril.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.