Local
REINALDO SILVA
Hoje tem apresentação do espetáculo “Nhanderecó”, em Paranavaí. A peça faz parte do projeto Sesc Encena, que teve início no dia 4 de julho e se estenderá até novembro, sendo considerado um dos maiores circuitos teatrais do Brasil.
No dialeto mbya guarani, nhanderecó é o verdadeiro modo de ser guarani e manter a cultura viva. Significa respeitar o meio ambiente e viver em harmonia com a natureza, retirando apenas o necessário para a sobrevivência.
Pensando nisso, o Grupo Baquetá reuniu diferentes contos e histórias de alguns povos indígenas brasileiros, sobretudo guaranis e kaingangs. Falam da interação que mantêm com os elementos da natureza e os animais.
Segundo o técnico em Atividades Culturais do Sesc de Paranavaí, Edson Godinho, o trabalho do Grupo Baquetá “é único, ao promover um hibridismo entre as duas culturas mães do Brasil, a indígena e a negra”.
A companhia teatral, destaca Godinho, cria “diálogos sobre pertencimento e preconceitos seculares nesse país tão diverso e rico talhado sobre essas culturas”.
SERVIÇO – A peça “Nhanderecó” será apresentada na sede administrativa do Sesc de Paranavaí, na Rua Edson Martins, 1.760 (próximo à Praça dos Pioneiros), às 14 horas. É necessário agendar antecipadamente, ligando para (44) 3474-8500. A classificação etária é livre.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.