Local
Responsável pelo pedido para que o Governo do Estado, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab), crie um programa de apoio à irrigação no Paraná, o Sindicato Rural de Paranavaí (SRP) está sugerindo aos agropecuaristas da região que visitem o Irrigashow, a ser realizada nos dias 4 e 5 de setembro próximo, no Distrito de Campos de Holambra, em Paranapanema, São Paulo. “Temos que buscar conhecimento sobre esta tecnologia, que poderá contribuir muito para o aumento de produtividade rural na região. O que vimos lá deu para perceber que, em alguns casos, é possível até dobrar a nossa produção e o governador Ratinho Júnior e o secretário Norberto Ortigara (Agricultura) já se posicionaram favorável ao nosso pedido. O projeto de apoio à irrigação está em fase final de estudos”, comentou o presidente do SRP, Ivo Pierin Júnior, que no primeiro semestre esteve em visita a Paranapanema conhecendo as áreas irrigadas.
O Irrigashow é uma promoção da Associação do Sudoeste Paulista de Irrigantes e de Plantio na Palha (ASPIPP) e “busca estimular a interação entre produtores, fabricantes e a comunidade acadêmica, fomentando a difusão de ideias e o compartilhamento de experiências, para a construção de novos caminhos para o conhecimento e que, por sua vez, resultem em novas tecnologias que impulsionem e viabilizem a agricultura”, segundo a entidade. A intenção é “oferecer conhecimento, compartilhar experiências e aproximar diferentes profissionais do setor de irrigação, focado na promoção, na disseminação de informações e na adoção de práticas sustentáveis para a agricultura irrigada, com impacto ambiental e social positivo para o planeta”.
O sudoeste de São Paulo é um dos principais polos de produção agrícola do País e os associados da ASPIPP detêm aproximadamente 33 mil hectares em áreas de plantio irrigados.  Criada em 2001, com sede no distrito de Campos de Holambra II – uma das seis colônias holandesas do País –, atualmente a ASPIPP congrega 126 produtores da região, que se dedicam ao cultivo irrigado, desenvolvendo uma agricultura ambientalmente sustentável e de alto grau de precisão.
Se houver um grande número de produtores interessados em conhecer a feira, o Sindicato poderá até organizar uma excursão para visitar o evento, segundo informa seu presidente.
IRRIGAÇÃO NO PARANÁ – Desde março deste ano, o Governo está realizando estudos para criação do projeto de estímulo a irrigação do Paraná. O pedido foi feito pelo Sindicato, com o apoio da Cocamar e Sociedade Civil Organizada, na abertura da ExpoParanavaí 2019, no dia 8 de março, ao então governador em exercício Darci Piana (Ratinho Júnior estava no exterior) e ao secretário Ortigara. Na semana seguinte, dia 16, Ratinho visitou a Exposição e anunciou que o pedido foi acatado e o Governo criará o programa solicitado. Um dos estímulos será através da redução do ICMS a próximo de zero para os equipamentos utilizados nesta tecnologia, já que a isenção pura e simples é inviável legalmente. O Sindicato pede ainda linha de crédito com juros compatíveis, valor diferenciado da energia elétrica utilizada na irrigação e agilidade na liberação de autorização pelos órgãos ambientais.
Algumas semanas depois da Expo, Pierin, Demerval Silvestre (também diretor do Sindicato), o técnico agrícola Claodemir Grolli, diretor do Centro Tecnológico da Mandioca (Cetem) e agrônomos da Cocamar e Seab estiveram em Paranapanema para conhecer, com mais detalhes, o trabalho realizado na região, que tem alta produtividade por conta da irrigação e buscar informações para embasar o projeto paranaense de irrigação.
A expectativa do Sindicato é de que o programa seja lançado, a nível estadual, em Paranavaí ainda neste mês de setembro, já que a fase mais complicada, que são os estudos de impacto financeiro para a redução do ICMS, já teriam sido concluídos pela Secretaria de Fazenda do Estado.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.