Local
Com o objetivo de passar uma nova visão dos sindicatos rurais para a sociedade, a Federação das Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) e o Sebrae iniciaram nesta quarta-feira (09), no Sindicato Rural de Paranavaí o curso de Liderança Rural. A intenção é formar novos líderes para que eles discutam novos modelos para enfrentar o futuro. “Hoje a contribuição sindical, por exemplo, não é mais compulsória. E como os sindicatos vão sobrevier? Se os produtores acharem que ele não é importante, ele vai morrer e todos terão que ser corresponsáveis por isso. Se achar que vale à pena, teremos que ver novas formas de gestão. O que vamos fazer é estimular este debate”, disse Jane Eyre, instrutora credenciada do Sebrae e que está conduzindo o treinamento em Paranavaí.
Ela reconhece que as instituições sindicais estão inquietas e é necessário esse debate. Segundo Eyre, o treinamento realizado em Paranavaí é o 32º no Estado e está havendo uma boa receptividade. “Muitos produtores não sabiam como funciona o Sindicato Rural, não conheciam seus benefícios, não tinham ouvido falar. Agora passaram a utilizar e a levar uma nova visão da entidade”, destacou a instrutora.
O treinamento tem duração de 24 horas. Nesta quarta aconteceu o primeiro módulo e na semana que vem serão mais dois módulos também de oito horas cada um.
Segundo o Sindicato Rural o objetivo deste treinamento é potencializar a capacidade transformadora dos líderes do setor e fomentar o surgimento de novos protagonistas do campo. O curso é gratuito.
O presidente do Sindicato Rural de Paranavaí e vice-presidente da FAEP, Ivo Pierin Júnior, diz que a ideia do curso surgiu durante o 1º Encontro Regional de Líderes Rurais. E está sendo realizado dentro das estratégias do Programa de Sustentabilidade Sindical, desenvolvido pela FAEP desde o início de 2018.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.