Local
REINALDO SILVA
Unidades de saúde de toda a região estarão abertas neste sábado (4), das 8 às 17 horas, para atender as pessoas que ainda não foram vacinadas contra a gripe. Será o Dia D de mobilização, dentro da campanha que começou em 10 de abril e se estenderá até 31 de maio.
A ação é voltada para crianças de seis meses a cinco anos de idade, trabalhadores que atuam na área da saúde, gestantes, mulheres que deram à luz há até 45 dias (puérperas), idosos, pacientes com doenças crônicas, professores e agentes de segurança.
Até agora, o Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) registrou 17 casos de gripe provocados pelo vírus A (H1N1), três confirmações do A (H3N2) e cinco pacientes com o vírus do tipo B. Foram nove mortes desde o início do ano, sendo uma delas em Paranavaí.
Com a tendência de queda nas temperaturas, o número de casos de gripe deverá aumentar em todo o Paraná, “com predominância do vírus influenza A, subtipo H1N1”, afirmou a técnica de Epidemiologia da 14ª Regional de Saúde de Paranavaí, Samira Silva.
Por isso, as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários devem ser imunizadas o quanto antes. A dose da vacina pode levar até 21 dias para fazer efeito no organismo e garantir proteção contra os vírus mais agressivos: A (H1N1), A (H3N2) e B.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.