Local
REINALDO SILVA
Economia de R$ 250 mil por mês. Com produção de 263 mil quilowatts, a Usina Fotovoltaica Des. José Antonio Vidal Coelho, inaugurada em Paranavaí na última sexta-feira (28), terá energia suficiente para suprir 100% da demanda do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). “Energia limpa e sustentável”, destacou o presidente Gilberto Ferreira.
Durante a solenidade, ele afirmou que graças à usina fotovoltaica, o TRE-PR deixará de emitir quase 900 toneladas de dióxido de carbono. Isso representaria o corte de 6.000 árvores – o que equivaleria a uma área maior do que três campos de futebol.
Ferreira destacou que o empreendimento é o maior investimento feito por um órgão público brasileiro para a geração de energia solar. Foram investidos R$ 9,6 milhões, graças à soma de esforços do TRE-PR, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e da bancada paranaense na Câmara dos Deputados. O terreno foi doado pela Prefeitura de Paranavaí.
Diretor-geral do TRE-PR, Valcir Mombach afirmou que a concretização da usina fotovoltaica comprova a dedicação e o comprometimento de toda a equipe de servidores que atuam na Justiça Eleitoral no Paraná. “Quem ganha é a população”, disse, referindo-se à economia para os cofres públicos.
Mombach exaltou a condição de vanguardista do Paraná em relação aos serviços judiciais e assegurou que o TRE-PR continuará atuando para melhorar cada vez mais o atendimento à sociedade. “No Paraná, o futuro chega antes”, declarou.
Juíza eleitoral de Curitiba, Vanessa Bassani representou a família do desembargador José Antonio Vidal Coelho, que empresta o nome à usina fotovoltaica de Paranavaí. Sobrinha do homenageado, ela relembrou os esforços dele para aprimorar as instâncias judiciárias do Paraná. E concluiu: “Ele deixou saudades, porém, sua presença permanece com essa homenagem”.
O deputado federal Diego Garcia, que participou do processo de liberação de verbas para a construção da usina de energia solar em Paranavaí, ressaltou que a iniciativa do TRE-PR tem motivado investimentos semelhantes por todo o Brasil e disse se sentir satisfeito por participar do empreendimento na condição de parlamentar. “Que a energia fotovoltaica seja cada vez mais utilizada, porque é sustentável, pura, limpa e sem impactos para o meio ambiente”, complementou.
O também deputado federal Hermes Parcianello (Frangão) manifestou o contentamento de ter contribuído com a liberação de recursos para a construção da usina fotovoltaica. “Foi um projeto audacioso e pioneiro. É o Paraná fazendo escola para todo o Brasil”, enfatizou.
INAUGURAÇÃO – A solenidade que teve início pouco antes do por do sol, na sexta-feira, reuniu lideranças e autoridades de todo o Paraná, além de convidados de outras regiões do Brasil. Juízes, desembargadores, advogados, deputados federais e estaduais, prefeitos e vereadores prestigiaram o evento.
Após os pronunciamentos, foram descerradas as placas de inauguração da obra e de homenagem ao desembargador José Antonio Vidal Coelho. Concluída a cerimônia, os convidados seguiram para um jantar, ocasião em que puderam conhecer um pouco mais sobre as vantagens da usina fotovoltaica.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.