Local
Da Redação
A Usina Fotovoltaica de Paranavaí será inaugurada na tarde desta sexta-feira (28). Equipada com 6.200 placas solares, produzirá 263 mil quilowatts por mês, energia suficiente para suprir 100% do consumo do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).
A obra da Justiça Eleitoral do Paraná foi iniciada em janeiro de 2018. Teve custo total de R$ 9,6 milhões, dos quais 60% foram recursos próprios e o restante teve origem em emendas das bancadas parlamentares do estado. Trata-se do maior empreendimento de geração de energia solar de um órgão público brasileiro.
De acordo com o diretor-geral do TRE-PR, Valcir Mombach, investir na construção de uma usina fotovoltaica é garantir a geração de energia limpa e renovável. Além disso, o empreendimento quase não terá custo de manutenção, com garantia de 30 anos. 
Ele afirmou que a produção resultará em grande economia para os cofres públicos. “Vamos zerar os gastos com conta de luz em todo o estado, incluindo os 153 fóruns eleitorais e a sede da Justiça Eleitoral em Curitiba”. 
A usina fotovoltaica fica na região do Jardim São Jorge, a menos de um quilômetro da subestação da Copel. A inauguração está prevista para 17 horas, com a presença de autoridades e lideranças do Paraná e de outros estados brasileiros, inclusive do presidente do TRE-PR, o desembargador Gilberto Ferreira.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.