Local
Os vereadores de Paranavaí aprovaram na última sessão ordinária a moção proposta pelo vereador professor Carlos Alberto João em apoio ao Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Paranavaí, em razão do corte de 
aproximadamente R$667.370,00 no orçamento de 2019.
No último dia 30 de abril, o Ministério da Educação (MEC) anunciou bloqueio orçamentário às universidades. De acordo com nota divulgada pela reitoria do IFPR, o impacto será de R$20.895.166,00. 
Até o momento o Campus de Paranavaí recebeu 40% do orçamento previsto para 2019, no qual, segundo informações da instituição, foi priorizado o atendimento das despesas fundamentais, como água, energia elétrica e contratos terceirizados. No entanto, conforme análise preliminar da diretoria administrativa, o recurso restante após o bloqueio é suficiente apenas para as despesas de funcionamento do Campus Paranavaí até o mês de setembro. “Esta medida do MEC prejudica o bom funcionamento desta instituição tão importante para Paranavaí e região”, justificou professor Carlos em seu documento.
Para a estudante do IFPR, Giovanna Sinhorini Menegon, “a educação brasileira vem sendo sucateada há muito tempo, tanto a nível estadual quanto federal. Agora com a medida de contingenciamento adotada pelo MEC que visa o bloqueio, […] a preocupação triplica”. Giovanna ressalta que o investimento é pouco em relação à quantidade de benefícios que a instituição proporciona à população: “Com esse bloqueio, alguns campi correm o risco de serem fechados e assim perderíamos uma das coisas mais importantes para a formação de um cidadão, que é a educação. […] senhores vereadores, pedimos que se manifestem em prol da educação, pois são representantes do povo e este apoio será de extrema importância em nossa luta”, conclui.
Por motivos de saúde, professor Carlos não compareceu a sessão desta segunda-feira, mas seu discurso em apoio ao IFPR foi lido pela vereadora Zenaide Borges, que ocupa o cargo de primeira secretária.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.