Diretores e associados do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Paranavaí (Sinserpar) e da Associação dos Servidores Municipais de Paranavaí (Asempar) homenagearam, na última sexta-feira. o presidente das duas entidades, Gabriel dos Santos Luiz. A homenagem aconteceu durante o baile comemorativo ao Dia do Servidor Público.
Centenas de servidores, acompanhado de familiares, participaram do baile realizado no Clube Idade Dourada, que foi animado pela Banda Brasil 2000. Antes, houve um cerimonial para apresentação das duas diretorias, a saudação do presidente Gabriel dos Santos e, para surpresa dele, a homenagem de seus colegas. Na sequência foi realizado sorteio de brindes e o baile.
A promoção foi do Sinserpar e Asempar. Segundo as instituições foi “um evento de confraternização e de celebração à vida depois de dois anos difíceis com a pandemia da Covid-19” e de comemoração as conquistas que os servidores tiveram e a manutenção daquelas conquistadas anteriormente.
Na solenidade, o cerimonial lembrou que são servidores que estão nas escolas cuidando e ensinando as crianças, estão nos postos de saúde atendendo a todos e na pandemia expuseram sua vida para proteger a da população, garantem a segurança da população enquanto ela dorme, levam a cesta básica para famílias carentes e recuperam as estradas quando ficam intransitáveis com torrenciais chuvas, comprometendo o tráfego de ambulâncias, ônibus escolares e o escoamento agrícola. “Enfim a grande engrenagem pública é movida por homens e mulheres que, apesar da falta de reconhecimento, se dedicam a prestar o melhor serviço público”.
Homenagem – Na homenagem ao presidente Gabriel foi lida uma mensagem assinada pelos diretores das duas entidades. “Hoje vamos falar em liderança, dedicação, gratidão, comprometimento e, sobretudo em companheirismo, pois são estas as características e qualidades de pessoas que são reconhecidas pelos seus colegas”, começou a mensagem.
Mais adiante, diz o texto dirigindo-se ao presidente: “Você é comprometido e dedicado às nossas causas, você é destemido, defende arduamente nossos interesses sem perder o equilíbrio, o bom senso e sempre tem uma palavra de esperança para seus companheiros. Você não engana, não vende fantasias. Você mostra o real, a verdade e o que pode ser feito para resolver um problema”.
“Você é sincero nas suas palavras – segue a mensagem – e defende ardentemente nossas. reivindicações, sem perder a mansidão que marca as pessoas de bem. Você é um ser humano especial, aliás, é pra lá de especial. Você é um gigante quando o assunto é defender os interesses dos servidores de Paranavaí. Você é magnânimo”.
Na sequência a diretora social do Sinserpar, Edilaine Aparecida da Silva, em nome das diretorias das duas entidades fez a entrega de um presente ao presidente Gabriel dos Santos.
Orgulho dos servidores – No seu pronunciamento, Santos disse que a presença de grande número de servidores no evento, é a demonstração da “união da categoria”.
Lembrou dos “momentos difíceis” vividos pelo Sindicato e Asempar. “A pandemia trouxe muita dor, sofrimento e um distanciamento que nos fez muito mal. Os servidores da saúde se expuseram ao vírus para dar atendimento à população”, recordou.
O presidente revelou que, além dos problemas sociais e sanitários, a pandemia desiquilibrou as finanças das entidades. Segundo ele, a situação hoje está sob controle e as finanças equilibradas.
“Tenho que dizer publicamente uma coisa: tenho um baita orgulho e muita honra de vocês, que enobrecem a classe dos servidores, que se mantêm unidos para lutar pelos nossos direitos e por mais benefícios”, continuou Santos.
Na sequência, o presidente lembrou de duas das principais reivindicações da categoria: o vale-alimentação, que “parecia algo impossível”, e o piso salarial para várias categorias.
O vale-alimentação, disse Gabriel, “começa a tornar realidade para todos. Uma vitória de vocês, que compareceram às assembleias e que participaram das mobilizações em frente à Câmara Municipal mesmo com chuva e frio”. Sobre o piso salarial lembrou que “nos mobilizamos, reivindicamos, enviamos ofícios e agora também se torna realidade o piso dos professores, dos agentes de apoio educacional e dois agentes comunitários de saúde, os ACSs e de combate as endemias, os ACEs”.
O presidente fez um reconhecimento público. “O Sindicato é o porta-voz e o representante legal dos servidores. Ele levanta as demandas e encaminha os pedidos. Se reúne com o prefeito, vice-prefeito, secretários municipais e vereadores e discute os temas, aponta sugestões, indica possíveis soluções. Mas se o poder público, a Administração Municipal e o Legislativo não tiverem sensibilidade, nada acontece, nada avança, nada se resolve, não se tem conquistas, não se tem benefícios. (…) Encontramos no prefeito Caíque, no vice-prefeito Pedro Baraldi, nos secretários e nos vereadores sensibilidade para atenderem nossas reivindicações. Os projetos de lei propostos pelo Executivo e aprovados pelo Legislativo garantem a perenidade das nossas conquistas. Por isso, apresentamos o nosso reconhecimento público a estas autoridades. Obrigado por reconhecerem o valor, a dedicação e o comprometimento do servidor público municipal de Paranavaí”.
Sobre a Asempar, Gabriel dos Santos lembrou que “a pandemia afastou o servidor e durante dois anos ele ficou vazio, mas em nenhum momento abandonado. Fizemos a manutenção, investimos em melhorias e queremos fazer mais: agora, a prioridade é ampliar o número de quiosques, climatizar o salão de festas para dar mais conforto aos associados e construir uma quadra de areia para atender os amantes deste esporte”.
E finalizou “hoje é o Dia do Servidor. A categoria é parabenizada e lembrada por todos. Mas a diretoria do Sindicato e da Asempar pensam em vocês todos os dias do ano”.