Querência do Norte
A direção, professores e funcionários do Colégio Estadual Humberto de Campos em Querência do Norte estão desenvolvendo um projeto de turismo com estudantes do ensino fundamental e médio. A Atividade tem por objetivo levar o aluno “in loco”, para melhor compreender os conteúdos teoricamente estudados na sala de aula, pela observação e compreensão espacial, física, ambiental e de localização, das diferentes realidades e diversidades culturais e naturais do Paraná.
Também proporcionar aos alunos da instituição de ensino a oportunidade de conhecer e apreciar as diversidades culturais, cientificas e tecnológicas, tendo como embasamento estudos realizados anteriormente, que servem de referencial teórico. Os destinos a serem visitados serão as cidades referência do estado. 
O Projeto Turismo é Cultura 2, é desenvolvido com alunos e professores do Colégio Estadual Humberto de Campos, Núcleo Regional de Educação de Loanda. A cidade de Londrina foi o primeiro destino a ser visitado. A atividade ocorreu no último dia 24/05. 
Localizada no Norte do Paraná, Londrina é uma das principais economias do estado e concentra grande parte das receitas arrecadadas na esfera estadual. Importante polo de geração de emprego e renda, conta com potencial cientifico e cultural muito rico, e este foi o foco da viagem. 
Na ocasião os estudantes visitaram o Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss, que é um órgão suplementar da Universidade Estadual de Londrina, sua atual sede fica no prédio da segunda estação ferroviária da cidade, localizada no centro da metrópole. O Museu retrata a história de Londrina e região, preservando a memória local e regional. 
Os alunos conheceram também o Planetário da cidade. Trata-se de um projeto de Extensão da Universidade Estadual de Londrina (UEL), possui fins acadêmicos, educativos e culturais, faz parte do Museu de Ciência e Tecnologia da Universidade. Os estudantes do Colégio Humberto de Campos, puderam vivenciar na prática atividades teóricas trabalhadas em sala pelos professores de Ciências da Escola, todos ficaram entusiasmados com a dinâmica do local, e também com as explanações feitas pela equipe que trabalha no local.
Esta primeira etapa foi organizada pela secretária do Colégio, Inez Terezinha Rosa, em conjunto com professora Patrícia Francisco da Silva.  Acompanharam a viagem os professores Tiago Rafael Davies, Magali Bento Mandelli e o Diretor da Instituição Professor Gilsimar de Lima. 
As viagens pedagógicas contribuem para o espírito coletivo e a colaboração entre alunos e educadores. As experiências provocam o enriquecimento intelectual dimensional e também ampliam o olhar do estudante sobre o mundo que o cerca. Fora do ambiente da família ou da escola, o aluno durante uma viagem pedagógica, desenvolve responsabilidade, exercita a socialização, a participação e a liderança, busca soluções para problemas e é estimulado a fazer uma análise crítica daquilo que observa, ou seja, é preparado de forma prática e objetiva para viver em sociedade. 
Cada lugar contemplado no roteiro tem um significado especial, pensado previamente pelos professores de forma interdisciplinar. O Projeto Turismo é Cultura 2, é uma adaptação de um trabalho similar realizado nos anos 2000 no Colégio Estadual Humberto de Campos. Na época, as atividades eram conduzidas e organizadas pela professora Neusa Aparecida Barreto Zago, hoje aposentada, em conjunto com a secretária do Colégio, Inez Terezinha Rosa. 
Para o atual Diretor da Instituição, professor Gilsimar de Lima, “trabalhos assim precisam ser resgatados, recuperados, o aluno precisa ver para além da sala de aula, com atividades que o faça pensar e refletir que o mundo pode ser do tamanho que sonhar”. 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.