Região

O Centro de Atendimento Especial à Criança e ao Adolescente de Paranavaí (Cecap) está com as atividades presenciais suspensas desde o dia 20 de março, por causa da pandemia de Covid-19. Mesmo assim, continua com os atendimentos online, acompanhando as famílias de 240 alunos, por ligações e visitas sempre que necessário.

Coordenadora-geral do Cecap, Katia Batista da Silva explicou que os atendimentos são feitos pelas redes sociais, em grupos de WhatsApp e com reuniões online agendadas com antecedência. Os familiares também têm a oportunidade de entrar em contato com a equipe por telefone ou videochamada.

Em situações em que o contato pessoal se faz necessário, profissionais do Cecap vão até a casa do aluno para conversar com os familiares. Segundo Katia, as visitas acontecem seguindo todos os protocolos de segurança, para reduzir os riscos de transmissão do coronavírus.

Para manter o vínculo com as crianças e os adolescentes, a equipe do Cecap tem usado a criatividade, levando até a casa dessas famílias diferentes ações a cada semana. Vídeos são divulgados com frequência para estimular a participação de todos.

Os kits entregues aos estudantes na Festa Julina

E para amenizar a saudade causada pelo distanciamento social, o tradicional arraial foi reinventado em ambiente virtual, publicado nas redes sociais (Instagram, Facebook e WhatsApp). Além disso, o Cecap fez a entrega de uma doce e gostosa alegria, o Kit Festa Julina, para todas as famílias de crianças e adolescentes inseridos na instituição.

Além do apoio psicológico e socioeducativo, as pessoas foram atendidas de acordo com a demanda apresentada, em razão das dificuldades econômicas agravadas pela pandemia. Até o momento, foram distribuídas 226 cestas básicas, 191 kits de material de higiene e limpeza, 1.000 máscaras e 20 vale-gás, entre outros itens.

De acordo com a diretoria do Cecap, tudo isso só foi possível, graças às doações recebidas de pessoas que acreditam e valorizam o trabalho desenvolvido junto à comunidade. São parceiros: Suco Prat’s, 8º Batalhão de Polícia Militar, Sesc, grupos de amigos do Cecap, diretoria do Cecap, Aesp-Sanepar e Raspa Lingua.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.