Paraíso do Norte
Curso gratuito ensina corte e costura

Faz tempo que Francisca Meneses Gomes acalenta a vontade de aprender o ofício da mãe, irmã e tia: ser costureira. Agora ela vai colocar em prática o desejo de cortar e costurar, graças a um projeto implantado na cidade de Paraíso do Norte. É o ‘Vestindo Minha Família’, que foi lançado na última terça-feira (20). Um Projeto do Sicredi União com a parceria da Prefeitura, Agência do Trabalhador e Kollan Confecções.
Serão cinco meses de curso gratuito totalizando 280 horas, com conclusão em dezembro. A primeira turma tem 15 alunas. Além de moldar e costurar peças como saia, camisa e vestido, elas aprenderão sobre empreendedorismo, cooperativismo, moda, saúde da mulher, entre outros tópicos. Ao final do curso, a Sicredi União vai disponibilizar microcrédito para que as costureiras possam comprar máquinas, tecidos e aviamentos.
A zeladora Gilda Porcino até começou a pesquisar os valores das máquinas de costura reta e de overlock, planejando a compra após o término do curso. Gilda pretende fazer ajustes de roupas e costurar para indústrias para aumentar a renda. “A ideia do curso é maravilhosa”, comenta.
Para a vice-prefeita de Paraíso do Norte, Mariza Regiani, o curso é uma conquista para a comunidade. Já o gerente da agência da Sicredi União, Juliano Pazini de Oliveira, reforça que além de aprender uma nova profissão, as alunas aprenderão sobre empreendedorismo.
O curso será ministrado às terças e quintas-feiras, das 13h às 17 horas, na Agência do Trabalhador da cidade.
Como destaca o gerente da Agência do Trabalhador, Júlio Cezar Margonar, o curso abre possibilidades de vagas para os trabalhadores locais. Inclusive, uma das indústrias presentes na cidade, que emprega mais de 170 pessoas, poderá contratar parte das costureiras.