Paraíso do Norte
Faz tempo que Francisca Meneses Gomes acalenta a vontade de aprender o ofício da mãe, irmã e tia: ser costureira. Agora ela vai colocar em prática o desejo de cortar e costurar, graças a um projeto implantado na cidade de Paraíso do Norte. É o ‘Vestindo Minha Família’, que foi lançado na última terça-feira (20). Um Projeto do Sicredi União com a parceria da Prefeitura, Agência do Trabalhador e Kollan Confecções.
Serão cinco meses de curso gratuito totalizando 280 horas, com conclusão em dezembro. A primeira turma tem 15 alunas. Além de moldar e costurar peças como saia, camisa e vestido, elas aprenderão sobre empreendedorismo, cooperativismo, moda, saúde da mulher, entre outros tópicos. Ao final do curso, a Sicredi União vai disponibilizar microcrédito para que as costureiras possam comprar máquinas, tecidos e aviamentos.
A zeladora Gilda Porcino até começou a pesquisar os valores das máquinas de costura reta e de overlock, planejando a compra após o término do curso. Gilda pretende fazer ajustes de roupas e costurar para indústrias para aumentar a renda. “A ideia do curso é maravilhosa”, comenta. 
Para a vice-prefeita de Paraíso do Norte, Mariza Regiani, o curso é uma conquista para a comunidade. Já o gerente da agência da Sicredi União, Juliano Pazini de Oliveira, reforça que além de aprender uma nova profissão, as alunas aprenderão sobre empreendedorismo. 
O curso será ministrado às terças e quintas-feiras, das 13h às 17 horas, na Agência do Trabalhador da cidade. 
Como destaca o gerente da Agência do Trabalhador, Júlio Cezar Margonar, o curso abre possibilidades de vagas para os trabalhadores locais. Inclusive, uma das indústrias presentes na cidade, que emprega mais de 170 pessoas, poderá contratar parte das costureiras.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.