Região
REINALDO SILVA
Há semanas, Inajá e Santa Isabel do Ivaí enfrentam epidemia de dengue. Já são, respectivamente, 116 e 143 casos positivos da doença, considerando o período de 28 de julho a 23 de novembro. 
O agravamento da situação levou a equipe da 14ª Regional de Saúde e agendar reuniões com os gestores dos dois municípios: hoje (27) em Inajá e sexta-feira (29) em Santa Isabel do Ivaí.
O objetivo é buscar soluções para combater o avanço da dengue, já que, proporcionalmente ao número de habitantes, a incidência de casos da doença está muito além do índice mínimo estabelecido pelo Ministério da Saúde.
A falta de veneno para exterminar o inseto adulto torna o problema ainda mais sério. Desde o primeiro semestre deste ano, o Governo Federal não envia o produto aos Estados para que seja distribuído entre os municípios. 
Por isso, de acordo com a Regional de Saúde, é preciso que as administrações municipais assumam as responsabilidades e ajam de maneira efetiva na eliminação de criadouros do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti.
É necessário, por exemplo, acelerar a limpeza das galerias pluviais, onde o a fêmea encontra condições ideias para depositar os ovos e aumentar a população de mosquitos. Isso só será possível se houver ampliação no quadro de funcionários.
Outro aspecto importante apontado pela Regional de Saúde é mobilizar a comunidade. O poder público precisa intensificar as ações de conscientização e utilizar métodos punitivos para moradores que não eliminarem criadouros do Aedes aegypti.
NÚMEROS CRESCENTES – Os boletins semanais divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) permitem acompanhar a evolução da dengue nos municípios da região. Para se ter uma ideia, Inajá e Santa Isabel do Ivaí tinha 50 casos positivos da doença até 12 de novembro. Na semana seguinte, os registros chegaram a 116 e 143, respectivamente.
De acordo com o Ministério da Saúde, o município entra em situação de epidemia quando a incidência é de 300 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. Proporcionalmente, Inajá tem 1.579 e Santa Isabel do Ivaí, 1.034.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.