Região
Durante a última quarta-feira (14) foi realizada a 6° Reunião do Rotary São Pedro do Paraná/Porto Rico para a posse da sua primeira diretoria. A presidência fica com Vanderlei Caetano de Castro. 
A diretoria conta com rotarianos das duas cidades banhadas pelas aguas do Rio Paraná. Jussara Maria Stachoviak ocupa a vice-presidência; Ana Maria Negreiro de Oliveira a secretaria; José Ricardo Bernardo Filho é do protocolo e Paulo José de Ângelo Vitor fiou como tesoureiro.
Na reunião foi cumprido o protocolo rotário, que incluiu a sua primeira ação, aprovada pelo plenário e que diz respeito ao novo horário de início das reuniões que continuam organizadas nas quartas-feiras, sendo uma semana em São Pedro do Paraná e outra semana em Porto Rico, com início às 19h30.
Atualmente, o Rotary está presente em 217 países e regiões geográficas, atuando por meio de mais de 35 mil Rotary Clubs, que reúnem mais de 1,2 milhão de voluntários. Cada clube escolhe seus próprios dirigentes e tem uma considerável autonomia, respeitando os estatutos e o regimento interno, estabelecidos pelo Rotary Internacional. Regionalmente, estes clubes estão agrupados em distritos.
Tradicionalmente um dos países onde o Rotary é mais forte, o Brasil conta com 2.398 Rotary Clubs e 53.869 rotarianos (estes dados são de maio de 2018). Três brasileiros já presidiram o Rotary Internacional, cuja sede está em Evanston, no estado de Illinois, nos EUA.
Um dos mais conhecidos projetos do Rotary International é a campanha mundial de combate à poliomielite, desenvolvida desde meados dos anos 1980 em parceria com a Organização Mundial da Saúde e outras entidades. Esta campanha reduziu em 99% os casos mundiais de pólio. No Brasil, a doença foi erradicada em 1989.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.