Economia

As vendas estão crescendo gradualmente, “uma vez que a economia dá sinais de melhora, e o quadro da pandemia em nossa cidade se mantém estável”. A avaliação é do gerente-executivo da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), Carlos Henrique Scarabelli.

A proximidade do Dia dos Pais traz expectativas positivas para quem atravessou meses de dificuldades por causa das medidas de isolamento social e do encolhimento da economia resultantes da pandemia de Covid-19.

Gerente comercial de uma loja de perfumes e cosméticos, Regiane Cristina Inácio Bueno demonstra otimismo e projeta uma elevação de 30% nas vendas, em comparação com o ano passado. Até agora, diz, a equipe tem se mantido dentro desse propósito.

Os produtos mais vendidos nos últimos dias foram aqueles destinados ao público masculino, especialmente os kits formados por perfume e itens da linha corporal, por exemplo, cremes hidratantes e loção pós-barba.

Além da compra presencial, alguns empresários de Paranavaí apostam nas negociações online, oferecendo, inclusive, serviço de entrega. Essa modalidade tem garantido resultados favoráveis e estimulado as vendas.

Mas, apesar do otimismo, de maneira geral, os números deverão ficar abaixo dos registrados no mesmo período 2019. De acordo com o gerente-executivo da Aciap, os cálculos apontam para uma expressiva retração.

HORÁRIO ESTENDIDO – Scarabelli reiterou a importância do acordo coletivo entre os sindicatos que representam patrões (Sivapar) e empregados (Sindoscom), para a definição do calendário comercial, com datas e horários de funcionamento das lojas. A falta do documento restringe, por exemplo, a abertura com jornada de trabalho estendida às vésperas de datas comemorativas.

A recomendação do gerente-executivo da Aciap é que os lojistas “podem fazer horários especiais”, desde que os funcionários não ultrapassem 44 horas semanais de trabalho. Para a gerente comercial Regiane Cristina Inácio Bueno, a falta do expediente estendido atrapalha em grandes proporções os resultados das vendas.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.