Região

Números do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) mostram que comércio de Paranavaí tem registrado crescimento gradativo nas vendas. Mesmo assim, o desempenho ainda está abaixo do alcançado em 2019.

Para se ter uma ideia, nos dias 7 e 8 de agosto, sexta-feira e sábado anteriores ao Dia dos Pais, os resultados foram 27,01% inferiores aos alcançados às vésperas da data comemorativa no ano passado (9 e 10 de agosto).

Por outro lado, as vendas já são maiores do que as registradas em semanas anteriores. Em relação a 31 de julho e 1º de agosto deste ano, os lojistas perceberam crescimento de 35,47%. Levando em conta os oito primeiros dias de julho, o período de 1º a 8 de agosto apresentou elevação de 21,73%.

Gerente-executivo da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), Carlos Henrique Scarabelli destacou que a recuperação da economia é percebida desde maio, de maneira lenta e gradual. “Temos uma melhora de resultados”, disse.

CALENDÁRIO COMERCIAL – De acordo com Scarabelli, esse desempenho favorável foi possível, graças à possibilidade de abertura do comércio em horários diferenciados. “Um calendário competitivo, com a flexibilização, garante mais tempo para os consumidores.”

Ele avaliou que os números “demonstram a importância do calendário especial, do horário especial de atendimento, algo que a Aciap vem reivindicando junto aos dois sindicatos”, referindo-se ao fato de Sivapar e Sindoscom ainda não terem concluído as negociações para a Convenção Coletiva de Trabalho.

As entidades que representam patrões (Sivapar) e empregados (Sindoscom) ainda divergem sobre o valor do reajuste salarial e a abertura dos estabelecimentos comerciais aos domingos. Sem o acordo, dias e horários de funcionamento não ficam convencionados.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.