Paraíso do Norte
Assim que a Câmara Municipal de Paraíso do Norte retornar às atividades (o recesso vai até quarta-feira, 31, e a primeira sessão do segundo semestre será dia 5), o vereador Clayton Sanitá vai tomar algumas iniciativas visando fazer do turismo uma nova alternativa econômica para o município. “Paraíso do Norte tem um grande potencial turístico. A natureza foi generosa com a cidade. E a população criou vários atrativos. Então temos que organizar tudo isso e fazer do turismo uma nova alternativa para o fortalecimento da nossa economia, gerando renda, emprego e divisas para os cofres municipais”, justifica o vereador.
Desde o começo do ano – explica – ele vem discutindo o assunto com lideranças políticas, administrativas e empresariais. “E quando contamos o que temos no município é unanimidade: o potencial turístico é enorme, mas somos um gigante adormecido nesta área”, admite ele.
Paraíso do Norte tem sua economia calcada na agroindústria da cana-de-açúcar, pecuária, mandioca, milho e soja. O município é banhado pelo Rio Ivaí, tem um grande lago, bosque e outras belezas naturais. Tem a Leitoa Desossada à Pururuca como prato típico. Além disso promove eventos de caráter regional como o Festival de Rock (Paraíso do Rock), a Festa do CTG, Festa das Nações a festa do seu prato típico, entre outros. “E podemos organizar mais eventos”, diz Sanitá, inclusive explorar o turismo religioso.
PROGRAMA DE APOIO AO TURISMO – No começo do ano, o vereador esteve em Paranavaí buscando informações sobre o funcionamento do Departamento de Turismo. Com base no que colheu apresentou, no início dos trabalhos legislativos de 2019, indicação ao prefeito Laércio de Freitas sugerindo a implantação de um programa municipal de apoio ao turismo. E pediu que, de imediato fossem criados: a Divisão de Turismo junto a Diretoria de Agricultura, Meio Ambiente e Fomento Econômico; o Fundo Municipal de Turismo; o Conselho Municipal do Turismo; e o Programa Municipal de Apoio ao Turismo de Paraíso do Norte”. Também indicou a necessidade de filiação do município à Retur – Rede de Turismo Regional, realização do inventário turístico do município e o cadastro do Município no Ministério do Turismo, na Secretaria Estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo e na autarquia Paraná Turismo.
No mesmo documento, Sanitá sugeriu ao Chefe do Executivo que “oficie à Associação Comercial e Empresarial de Paraíso do Norte (ACIPAN) convidando-a para ser parceira do município nesta iniciativa, que vai fortalecer o comércio local, gerar emprego e renda e impostos para o município”.
APOIO ESTADO E UNIÃO – Em parceria com a Administração Municipal, Sanitá trabalha num projeto de lei que tem por obtivo criar um calendário de eventos no município. Ele já entregou ao Poder Executivo a minuta do projeto, que visa regulamentar a organização de eventos na cidade, evitar concorrência de datas entre eventos no município e viabilizar apoio financeiro e logístico para as promoções, inclusive com a previsão no orçamento do município.
Neste mês, o vereador teve dois encontros para buscar apoio à medidas que possam fazer do turismo uma fonte de riqueza ao município. Ele conversou com o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (ACIAP), o empresário Maurício Gehlen, que sugeriu uma conversa na Paraná Turismo e com o secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes. Gehlen é correligionário do governador Ratinho Júnior e se colocou à disposição para ajudar o vereador e o município nesta empreitada. “Paranavaí não será uma ilha de prosperidade. A região precisa crescer harmoniosamente. E Paraíso do Norte tem um grande potencial turístico a ser explorado”, comentou o líder empresarial.
Também neste mês, Sanitá pediu o apoio do deputado federal Filipe Barros, que é do mesmo partido do ministro do Turismo, para fortalecer o segmento no seu município. O vereador participou de reunião do parlamentar com prefeitos e vereadores da região, quando a prefeita de Jardim Olinda (banhado pelo Rios Paranapanema e Pirapó), Lucimar Morais, revelou que enfrenta o mesmo problema em sua cidade: tem as belezas naturais, mas falta recursos para obras de infraestrutura.
“Pretendo conversar com a prefeita de Jardim Olinda e solicitar ao deputado que interceda no Ministério do Turismo para que um técnico venha às nossas cidades nos orientar para que possamos desenvolver o turismo nelas”, revela o vereador, que também quer mobilizar lideranças dos municípios vizinhos, como São Carlos do Ivaí, Mirador, Rondon, São Manoel do Paraná e Japurá para discutir um plano de desenvolvimento intermunicipal de turismo.
“Estamos otimistas com esta possibilidade. Fiz algumas pesquisas, busquei informações e acho que podemos avançar muito nesta questão. Mas para dar certo, precisamos do engajamento de todos e não apenas o poder público. Empresários, produtores, lideranças comunitárias, clubes de serviço e entidades que trabalham pelo desenvolvimento econômico do município, como Associação Comercial, Sindicato Rural etc têm que participar desse processo para garantir o seu sucesso”, aponta o vereador Clayton Sanitá.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.