(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Foto/Divulgação
Foto/Divulgação

EM PARANAVAÍ

Sancionada lei do novo piso salarial dos agentes de saúde e de endemias

Nesta sexta-feira, dia 12 de agosto, os 146 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os 59 Agentes de Combate a Endemias (ACE) estão comemorando duplamente. Isto porque, em menos de um mês, foi sancionada a Lei que aplica o piso salarial constitucional para as duas categorias e hoje, os mais de 200 servidores já receberam, através de Folha Complementar, o valor das diferenças salariais retroativas ao mês de maio.

“A Lei foi aprovada na Câmara Municipal na segunda-feira, dia 8, sancionada nesta quinta-feira (11) e, em paralelo, já vínhamos trabalhando para rodar a Folha Complementar e fazer os pagamentos das diferenças salariais praticamente de imediato. O município decidiu acatar o novo piso nacional para as duas categorias, por entender a importância do trabalho que esses profissionais fazem junto à população. São eles que visitam casa por casa da sua área de abrangência, que têm contato direto com os moradores, que entram nos quintais para fazer o combate à dengue. A agilidade na aprovação, sanção e pagamento dos valores é uma forma de demonstrar o quanto o município valoriza os ACSs e ACEs”, destacou o prefeito em exercício, Pedro Baraldi.

O Projeto de Lei com a proposta de alteração do salário base dos ACSs e ACEs de Paranavaí foi entregue na Câmara Municipal no dia 18 de julho. “Apesar do período de recesso da Câmara, os vereadores foram convocados para sessões extraordinárias, considerando a relevância e importância da pauta. Entendemos que era fundamental agilizarmos a aprovação do Projeto para que os pagamentos pudéssem ser iniciados por parte do município”, explicou o vice-presidente da Câmara, vereador Luis Paulo Hurtado, que esteve no gabinete municipal nesta sexta-feira (18) acompanhado do vereador Amarildo Geraldo Costa.

O Projeto de Lei elaborado pelas equipes das secretarias de Administração, Saúde e Procuradoria Geral do Município propôs que fosse acatado o valor do novo piso salarial nacional para os ACSs e ACEs, que passou a ser de dois salários mínimos (atualmente R$ 2.424,00) com a sanção da Emenda Constitucional (EC) 120/2022, no último dia 6 de maio.

“O piso salarial praticado até então era de R$ 1.707,48 para as duas categorias. Com a aprovação do Projeto de Lei na Câmara, o município trabalhou rapidamente durante esta semana para já fazer os pagamentos das diferenças salariais retroativo ao mês de maio. Para nós foi uma grande alegria poder contemplar os ACSs e ACEs hoje com esses valores”, frisou o secretário de Administração, Marcio Assakawa.

Para o assessor da Vigilância em Saúde, Tiago Dias de Almeida, e a coordenadora do Estratégia Saúde da Família, Amanda Reis, “essa é uma grande conquista para as duas categorias e precisamos enaltecer a abertura, disponibilidade e atenção que a administração municipal deu aos anseios dos ACSs e ACEs, sanando as dúvidas sobre o Projeto e viabilizando a melhor forma de valorização aos nossos profissionais”.

Prefeitura de Paranavaí

Compartilhe: