Paranavaí

A Prefeitura de Paranavaí realiza, neste sábado (11), um grande mutirão de limpeza na Coloninha do Jardim São Jorge. Trata-se de uma tentativa de evitar o avanço da dengue, já que é a região da cidade com maior quantidade de pacientes com sintomas da doença.
A ideia é que os moradores deixem materiais recicláveis, entulhos e outros resíduos sólidos em frente de casa, para que as equipes recolham. Assim, haverá redução no número de objetos que possam acumular água, diminuindo, por consequência, a incidência de mosquitos transmissores da dengue.
O trabalho deste sábado incluirá visitas de agentes de saúde e de controle de endemias para vistorias das casas, com coleta de larvas e destruição de focos do Aedes aegypti. Também serão feitas orientações sobre a importância da limpeza adequada e distribuição de sacos plásticos para o descarte de lixo reciclável.
De acordo com a diretora municipal da Vigilância em Saúde, Keila Stelato, serão emitidas notificações para moradores de residências onde forem encontrados focos de larvas do mosquito.
O mutirão conta com apoio de diferentes secretarias municipais, do Conselho Municipal de Saúde, de representantes de igrejas e líderes comunitários, do Ministério Público, da Polícia Ambiental e da 14ª Regional de Saúde.

CASOS GRAVES – Desde o final do ano passado, o número de casos positivos de dengue tem crescido exponencialmente. Para se ter uma ideia, em outubro a Secretaria de Saúde havia contabilizado 38 confirmações. Os registros subiram para 140 em novembro e passaram para 213 em dezembro.
Em meio a tantos pacientes com a doença, há casos de internamento hospitalar, como confirmou a Santa Casa de Paranavaí. Alguns deles, inclusive, com manifestações muito graves dos sintomas, até mesmo hemorragia.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.