Paranavaí

Até 20 de dezembro, o Hemonúcleo Regional de Paranavaí terá atendimento normal. Nas semanas seguintes, os horários de funcionamento serão diferenciados, por causa dos feriados de Natal e Ano Novo. Abrirá nos dias 23, 26, 27 e 30 de dezembro e 3 de janeiro, das 7h30 às 13 horas.
Por enquanto, o estoque de bolsas de sangue tem atendido a demanda, graças ao incremento no número de doações durante o mês de novembro, quando se comemora o Dia do Doador Voluntário
de Sangue (25). Cada unidade tem duração de até 42 dias.
O pedido da responsável técnica pelo Hemonúcleo Regional de Paranavaí, Maria Luiza Dias Fraga Peron, é que a população não deixe de doar. Especialmente porque nesse período de férias a necessidade de reposição do estoque aumenta: é quando ocorrem mais acidentes graves nas estradas e outras situações que exigem o uso das bolsas de sangue.
Para ser doador é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade. Pessoas com 16 e 17 anos precisam
ir acompanhadas por responsáveis legais. Quem tem mais de 60 anos só pode doar se já tiver passado pelo processo anteriormente, ou seja, desde que não seja a primeira doação.
Outros requisitos: pesar no mínimo 55 quilos, estar em boas condições de saúde, ter se alimentado
bem, sem ingerir comidas gordurosas, não ter feito piercing ou tatuagem nos últimos 12 meses, não ter consumido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não portar doenças infectocontagiosas.
Os voluntários passam por uma avaliação antes da coleta de sangue.
Aqueles que estão aptos são liberados para a doação, num processo que leva, ao todo, 40minutos. Em seguida, recebem um lanche e fazem a reidratação. Cada voluntário recebe uma carteirinha por e-mail. O documento tem validade em todos os municípios com incentivo ao doador de sangue. Em Paranavaí, por exemplo, dá direito a descontos em eventos culturais e esportivos.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.