Saúde

O Governo do Paraná está sistematizando o monitoramento de pacientes com Covid-19 e o rastreamento das pessoas com quem tiveram contato. Na tarde de ontem, o representante da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) Rafael França esteve em Paranavaí para conversar com secretários municipais de toda a Região Noroeste sobre a nova estratégia. O principal objetivo é diminuir a cadeia de transmissão da doença.

Desde o início da pandemia, França tem acompanhado o trabalho da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e dado suporte nas ações que visam à redução da taxa de ocupação de leitos hospitalares. Segundo ele, o monitoramento de pessoas com Covid-19 é feito desde que os primeiros casos foram registrados no Paraná, dinâmica que será aprimorada com o novo sistema de informações.

Em relação ao rastreamento dos chamados contatos, o representante da Opas informou que assim serão considerados todos aqueles que tiveram algum tipo de aproximação com pacientes positivados no período de dois dias antes a dez dias depois do início dos sintomas. É preciso identificar cada um e fazer as devidas orientações.

Cada pessoa que mantiver contato com quem estiver doente deverá permanecer em isolamento domiciliar por até 14 dias. Caberá à equipe de monitoramento fazer o acompanhamento diário, para saber se surgiram sintomas da doença e se a quarentena está sendo cumprida rigorosamente. “É uma alternativa ao lockdown, para termos cada vez menos casos”, disse França.

RECURSOS – Apoiadora regional do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems-PR), Carla Daniele de Oliveira destacou que o Governo Federal enviará recursos para todos os municípios brasileiros. Assim, será possível estruturar adequadamente o processo de rastreamento e monitoramento.

Cada fundo municipal receberá o valor correspondente a R$ 6.000 por funcionário que atuar na equipe de monitoramento de pacientes e rastreamento de contato. O repasse será feito a partir de outubro, em parcela única, para aplicação até dezembro deste ano.

TÉCNICOS – Depois de se reunir com a equipe da 14ª Regional de Saúde e com gestores de toda a região, o representante da Opas conversará, nesta quinta-feira, com profissionais técnicos de todos os municípios do Noroeste do Paraná. O encontro será online, das 9h30 às 11h30.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.