Saúde

Viajantes que cruzam a fronteira entre Paraná e São Paulo passando por Diamante do Norte têm a oportunidade de fazer uma série de exames preventivos. Trata-se do Programa de Apoio Institucional para ações de prevenção e cuidados diante da pandemia do novo coronavírus, uma ação conjunta entre a Fundação Araucária, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e a Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

De segunda-feira a sábado, a equipe atualiza a vacinação, verifica a pressão arterial e a temperatura e faz a testagem para Covid-19, repassando orientações sobre a prevenção à doença. São aproximadamente 50 atendimentos por dia, alcançando principalmente caminhoneiros e seus familiares.

A ação extensionista da Unespar é voltada para o monitoramento de entrada e saída de pessoas do Estado. A equipe responsável é formada por seis bolsistas, sendo duas enfermeiras e quatro técnicas de enfermagem, que atuam durante 12 horas por dia, de segunda-feira a sábado. Tem o apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública, da 14ª Regional de Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde de Diamante do Norte.

Os atendimentos são feitos em um contêiner cedido pelo Posto Mahle, na praça localizada próximo ao estabelecimento. As instalações garantem segurança e qualidade na realização das atividades, que tiveram início em abril deste ano e deverão se estender até dezembro, podendo haver prorrogação do prazo.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.