Saúde

Voltada para o público de 1 a menos de 5 anos de idade, a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite tem como objetivos manter o país livre da doença e reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no território brasileiro. Em todo o Noroeste do Paraná, 13.899 pessoas dessa faixa etária deverão ser imunizadas. A meta é alcançar 95% do grupo.

É necessário que a criança já tenha recebido as três doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico, o que geralmente acontece antes de completar um ano de vida.

A campanha terá início nesta segunda-feira (28) e se estenderá até 30 de outubro, mesmo período da estratégia de multivacinação para crianças e adolescente de até 15 anos de idade. O Dia D será em 17 de outubro, cabendo a cada Secretaria Municipal de Saúde definir que ações serão realizadas.

Chefe de Vigilância Epidemiológica da 14ª Regional de Saúde, Samira Silva destacou a importância de apresentar o cartão vacinal da criança na hora de receber imunização. Com o documento em mãos, a equipe do posto de saúde pode avaliar o histórico e conferir se há doses atrasadas.

PÓLIO – Os municípios do Noroeste do Paraná somam quase 14 mil crianças com idades para receber a vacina contra poliomielite. São 3.754 pessoas de 1 a menos de 2 anos; 3.402 com 2 a menos de 3 anos; 3.366 de 3 a menos do que 4 anos; e 3.377 entre 4 e menos de 5 anos. Todas as doses foram entregues para as equipes municipais na sexta-feira (25).

A pólio é uma doença viral que pode causar paralisia parcial ou total. Também é conhecida como paralisia infantil, apesar de afetar adultos. Foi erradicada no Brasil, mas há circulação viral em outros países.

MULTIVACINAÇÃO – Diferentemente da ação contra a poliomielite, a multivacinação será seletiva, ou seja, seguirá a estratégia de atualizar o cartão vacinal conforme for necessário. Em toda a região, são 62.955 crianças e adolescentes dentro da faixa etária estipulada pelo Ministério da Saúde.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.